• ANGOLA PRESIDE REUNIÃO DOS PERITOS DA CIRGL EM KINSHASA


    A capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, acolheu esta Sexta-feira, 31 de Outubro, a Reunião Ordinária dos Peritos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
    A Reunião foi presidida por Angola, através da Directora do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do MASFAMU, Siete do Rosário, ladeada pela Presidente do Fórum Regional das Mulheres, Florence Mularika Boloko e, pelo Secretário Executivo Adjunto da CIRGL, Yasir Ali Mohammed.
    No decorrer dos trabalhos, os Estados-membros analisaram os avanços, desafios e perspectivas na implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança.
    Em nome de Angola, o ponto focal do Género, Verónica Lubumbaxi , destacou o compromisso do país com a igualdade de género e a erradicação da violência baseada no género, sublinhando a implementação do Plano Nacional de Segunda Geração da Resolução 1325, alinhado com os principais instrumentos de desenvolvimento nacional e regional.
    “A consolidação da paz e da segurança na Região dos Grandes Lagos só será plena quando as mulheres viverem livres da violência e participarem activamente nas decisões que moldam as suas comunidades”, afirmou.
    O encontro, abordou ainda o Plano de Acção Regional da 2.ª Geração da CIRGL, o Barómetro Regional do Género e os desafios no estabelecimento do Secretariado Regional do Fórum das Mulheres, encerrando com a adopção do relatório final dos Pontos Focais do Género.
    De salientar que Angola, que actualmente preside a CIRGL, vai transferir oficialmente a presidência à República Democrática do Congo neste Sábado, dia 01 de Novembro, durante a Reunião das Ministras de Género dos Grandes Lagos.