Angola marcou presença activa no encontro paralelo promovido pela União Africana, realizado neste sábado, 15 de Março, em Nova Iorque, com objectivo de debater os avanços e perspectivas para acelerar a implementação da Plataforma de Acção de Pequim.
A reunião reuniu líderes africanos, especialistas e representantes de vários países do continente, todos empenhados na promoção da igualdade de género e no reforço dos direitos das mulheres e meninas africanas.
Da parte de Angola estiverem presentes a Directora Nacional para as Políticas Familiares, Santa Ernesto e a Directora Provincial do Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade de Género do Uíge, Arminda Filipe que durante o encontro, partilharam a experiência de Angola na promoção de políticas públicas direcionadas à protecção e ao empoderamento da mulher, da criança e da família, destacando tanto os avanços já alcançados como os desafios ainda por ultrapassar.
Durante o encontro paralelo foi também reforçada a necessidade de fortalecer a cooperação regional entre os Estados-membros da União Africana para garantir uma implementação mais célere e eficaz das acções estratégicas previstas pela Plataforma de Acção de Pequim. Além disso, foram trocadas experiências e boas práticas que poderão inspirar iniciativas semelhantes em outros países africanos.