• ANGOLA E THE HALO TRUST PRETENDEM REFORÇAR PARCERIA NA DESMINAGEM E EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO


    A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, recebeu esta Segunda-feira, 20 de Outubro, em audiência, uma delegação da organização humanitária The HALO Trust, que trabalha na remoção de engenhos explosivos e remanescentes de guerra em Angola, com o objectivo de promover comunidades mais seguras e resilientes.
    Durante o encontro, a delegação da HALO, liderada pelo Director Nacional, Jack Lister, apresentou os resultados alcançados nos últimos cinco anos, período em que, em colaboração com o Governo angolano, foram limpos 142 campos minados nas províncias do Cuando Cubango, com a destruição de mais de 24 mil minas terrestres e a devolução de terras seguras às comunidades locais.
    Actualmente, a organização emprega mais de 1.100 angolanos, dos quais 45% são mulheres, reforçando o papel feminino na reconstrução e no desenvolvimento sustentável do país.
    A Ministra reconheceu o trabalho e o compromisso da HALO Trust na recuperação de terras e na promoção da produção nacional, sublinhando a importância de se continuar a apoiar as famílias vítimas de minas e de guerra, em particular mulheres e crianças. Manifestou, igualmente, a disponibilidade para reforçar a cooperação com a instituição, no sentido de promover iniciativas conjuntas de empoderamento e reintegração social das comunidades afectadas.
    Por sua vez, os representantes da HALO expressaram a intenção de aprofundar a parceria através de um novo contrato que permitirá limpar mais áreas minadas, melhorar o acesso a serviços essenciais e criar centenas de novos postos de trabalho.