O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) recebeu, nesta quinta-feira, 19 de Junho, a Embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, com o objectivo de reforçar a cooperação no quadro do Escritório Francês de Protecção dos Refugiados e Apátridas (OFPRA) e explorar novas áreas de parceria no domínio social.
Durante a audiência, foram discutidas iniciativas conjuntas voltadas à protecção de refugiados e apátridas, com destaque para a actuação coordenada com os governos provinciais e o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), especialmente nas províncias do Uíge e Luanda. Foi manifestado o interesse em cooperar nos sectores prioritários apontados pelo MASFAMU e sublinhou a segurança alimentar e a educação como áreas estratégicas de apoio.
Na sessão, a Ministra do MASFAMU destacou as prioridades do sector social expressas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023–2027, com foco na redução da vulnerabilidade, promoção da igualdade de género, combate à violência doméstica e gravidez precoce. Foram ainda apresentadas as iniciativas nos programas de capacitação feminina, acesso ao auto-emprego e cuidados pré-natais.
A Embaixada da França revelou a existência de 700 bolsas destinadas à meninas para formação técnica no sector agrícola e reafirmou o compromisso com a promoção da igualdade de género em todos os seus projectos, propondo ao Ministério acções conjuntas e a integração em futuras actividades e programas, enquanto a Ministra propôs a elaboração de um programa específico para formação de formadores em questões de género, sinalizando abertura para uma colaboração reforçada com o Estado francês em prol da inclusão social e do empoderamento das mulheres angolanas.