A Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher defendeu nesta Quinta-Feira, que a Promoção da Igualdade de Género, depende da inserção eficaz, da mulher nos órgãos de tomada de decisões que incidem sobre a sociedade que vai permitir o pleno alcance da transformação social.
Elsa Barber que discursava no segundo dia da Assembleia do 3.º Fórum de Mulheres da Eurásia que decorre em São Petersburgo- Rússia, reafirmou que a Constituição da República de Angola de 2010, incorpora no seu artigo 23.º, o Princípio da Igualdade e o da não Discriminação, este que continua a ser o pilar básico do Estado para promoção dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos.
Salientou que as mudanças em curso em Angola nos cenários político, económico e social, impõem a necessidade de incremento da eficiência na gestão das políticas públicas.
Disse que o Governo de Angola está amplamente convencido de que o desenvolvimento pleno de um país, o bem-estar social e a causa da paz, requerem a máxima participação das mulheres em igualdade com os homens em todos os domínios.
"Desta forma, torna-se imprescindível que a jovem mulher seja formada cada vez mais em matéria de emancipação e empoderamento, valores morais e cívicos bem como educação sexual” asseverou.
Acrescentou que ainda é longo o percurso para a efectivação e satisfação dos anseios das mulheres e das meninas em Angola, no domínio da paridade de género e do papel da mulher no alcance da transformação social, Angola reitera o seu compromisso em combater as desigualdades.
Apelou aos agentes sociais e as famílias, a promoção do género, preparando rapazes e raparigas para poderem competir em igualdade para as oportunidades que a sociedade oferece, bem como combater os estereótipos negativos de género na sociedade, baseados em crenças que orientam as representações sociais do feminino e do masculino e determinam as atitudes oportunidades para ambos.
Recordo que ainda hoje foram debatidos temas como A Mudança Social 2030: A Missão das Mulheres para alcançar o desenvolvimento sustentável inclusivo, Mulheres: Uma Missão Global em uma Nova Realidade e a Missão das Mulheres para alcançar a transformação social.
No período noturno, a Presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Federação Russa, a Sra. Valentina Matvienko, promoveu a Gala por ocasião do 3º Fórum Eurasia das Mulheres.