• ANGOLA APRESENTA AVANÇOS NA PROMOÇÃO DA IGUALIDADE DE GÉNERO NA SADEC


    Com uma taxa de 40,7% de representação feminina no Parlamento e políticas públicas cada vez mais robustas de combate à violência baseada no género e promoção da saúde sexual e reprodutiva, Angola apresentou, esta sexta-feira, 27 de Junho, os seus principais avanços na área do género, durante a Reunião Ministerial da SADC sobre Género e da Mulher, que decorre em Harare International Conference Centre (HICC), no Zimbabwe.

    A delegação angolana, liderada pela Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, destacou os resultados alcançados no reforço da presença feminina nos órgãos de decisão, os programas nacionais de resposta à violência baseada no género (VBG) e o conjunto de acções voltadas para a protecção e valorização da mulher, com enfoque na saúde sexual e reprodutiva de mulheres e raparigas.

    O encontro, que reúne anualmente os ministros responsáveis pelas questões de género dos Estados-membros da SADC, visa coordenar políticas e iniciativas regionais que promovam a igualdade de género e o empoderamento das mulheres. Esta edição está centrada na análise do progresso da implementação do Protocolo da SADC sobre Género e Desenvolvimento e nas orientações regionais para os planos nacionais de género.

    Durante a cerimónia de abertura, a Ministra anfitriã do Zimbabwe, Senadora Mónica Mutsvangwa, chamou a atenção para a necessidade urgente de alcançar a paridade de género, consolidar as conquistas já registadas e enfrentar desafios persistentes como o VIH, que afecta 44% das mulheres e raparigas na região.

    Os Ministros analisaram ainda temas como a Agenda Mulher, Paz e Segurança, a Estratégia Regional da SADC sobre Estatísticas de Género (2023–2030), o programa de reforço da capacidade económica das mulheres, a paridade de género em cargos de decisão, bem como a necessidade de integrar transversalmente a perspectiva de género em todas as áreas do desenvolvimento nacional e regional.