• 100 PARTEIRAS TRADICIONAIS NO HUAMBO CAPACITADAS SOBRE SAÚDE SEXUAL, REPRODUTIVA E RESPONSABILIDADE PARENTAL


    Cem parteiras tradicionais do município do Cachiungo, província do Huambo, beneficiaram, nesta segunda-feira, 11 de Agosto, de uma capacitação sobre saúde sexual e reprodutiva, responsabilidade parental, importância do registo de nascimento da criança e alimentação nutritiva das famílias.

    A formação contou com a presença da Administradora Municipal Adjunta para as Infra-estruturas e de vários directores municipais.

    Segundo a Directora Nacional para Políticas Familiares do MASFAMU, Santa Ernesto, a instituição tem vindo a trabalhar com as parteiras tradicionais como parceiras no cuidado às famílias, desde o acompanhamento no nascimento, encaminhamento às unidades sanitárias, até à promoção de uma alimentação saudável, visando uma melhor qualidade de vida.

    A responsável destacou que a acção visa reforçar o papel da parteira tradicional na promoção da saúde da mãe e do recém-nascido, fortalecer a responsabilidade parental e desenvolver as competências familiares no seio das comunidades, garantindo qualidade na prestação de serviços. Durante a actividade, foram ainda entregues kits de parto às participantes.

    As formações ora desenvolvidas no município do Cachiungo integram o Plano de Desenvolvimento Nacional, no Programa de Igualdade de Género e as prioridades de consciencialização para a saúde sexual e reprodutiva.