masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
11 Julho de 2022 | 10h07 - Actualizado em 11 Julho de 2022

SERVIÇO DE DENÚNCIA SOS CRIANÇA 15015 APONTA PARA MAIS DE QUATROCENTAS DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA DE 4 A 8 DE JULHO

O Instituto Nacional da Criança (INAC), recepcionou no período de 04 a 08 de Julho, a através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, um total de quatrocentas e trinta e seis (436) denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde o destaque recai para as Províncias de: Bié, Bengo, Cabinda, Cunene, Cuanza Sul, Luanda, Lunda Sul, Huíla, Huambo, Malanje, Namibe, Zaire.


Dos casos recepcionados 203 são de violência física e psicologica, 111 de fuga  a paternidade  e desputa de guarda, 4 casos de Abuso Sexual, 3 de Exploração de Trabalho Infantil e 62 de Informação sobre o Funcionamento da Linha SOS- Criança. 



Na Província da Huíla, Município de Lubango, registamos um caso que envolveu várias crianças menores, do sexo masculino, de 9 à 13 anos de idade, que são instrumentalizadas a Exploração de Trabalho Infantil, o caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social para apurar a Veracidade da denúncia.


Recepcionamos na Província de Luanda, Município de Luanda, um caso que envolve três crianças de 6, 8 e 13 anos de idade, que são instrumentalizadas a prática de venda ambulante, as mesmas, são obrigadas pelo seu progenitor que lhes dá substâncias Psicoativas. O caso foi encaminhado para Direção Municipal da Acção Social e para o Comando Municipal da Polícia. 


Ainda na Província de Luanda, Município de Viana, recepcionamos um caso que envolve uma menor de 7 anos de idade, que sofreu abuso sexual por parte de um vizinho que arrendou uma residência no mesmo quintal, o abusador levou a menor até a sua residência para consumar o ato, na ocasião os vizinhos ouviram os gritos da menor e tão logo entraram na casa do abusador encontraram a menor a escorrer sangue, a menor foi socorrida pelos vizinhos até um consultório para receber assistência médica, o abusador colocou-se em fuga até uma Igreja nos arredores da Mutamba para receber apoio. 


Recepcionamos igualmente no Município de Cazenga, em Luanda, um caso que envolveu uma menor de 5 anos de idade, vítima de abuso sexual por parte de um menor de 14 anos de idade, de acordo a denúncia o menor é enteado do pai da lesada, a menor acabou por ficar doente teve de ir até a residência de sua avó para receber os cuidados, a partir desse momento a menor acabou por contar a sua avó que o menor colocou o seu órgão genital na Boca da menor. O caso foi orientado para a Direcção Municipal da Acção Social e para o Julgado de Menores para os devidos tratamentos.


Recepcionamos na Província de Luanda, Município de Luanda, um caso que envolveu uma menor de 12 anos de idade, que vive com a sua Tia Materna, segundo relatos a mesma tem sofrido Violência Doméstica por parte de sua tia o que lhe causou hematomas em muitas partes do corpo, a agressora esteve detida durante um tempo mas após a sensibilização feita pelos Agentes agressora foi solta.


O serviço de denúncia SOS criança recepcionou na Província de Huambo, Município de Huambo, um caso que envolveu uma menor de 09 anos de idade, que foi abusada sexualmente pelo vizinho de 20 anos, o abusador encontra-se detido. 


Já na Província do Bié, Município de N`harea, registamos um caso que envolve várias crianças sob tudo do sexo feminino, que têm sido instrumentalizadas a Exploração de Trabalho Infantil, as crianças são obrigadas a trabalharem em casa dos senegaleses como doméstica em troca de alimentos como arroz e óleo e de acordo a denúncia presumivelmente também são abusadas sexualmente pelos mesmos. O caso foi encaminhado para o Serviço Provincial do INAC e para o Serviço de Investigação Criminal para se apurar a veracidade da denúncia.





Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais