masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
12 Janeiro de 2023 | 12h01

Províncias de Benguela, Cuanzas Norte e Sul, Luanda, Cabinda, Cunene, Moxico, Namibe e Zaire lideraram as denúncias de violência contra a criança em Angola, na primeira semana de 2023.

No período de 1 a 7 de janeiro de 2023, o INAC, através da linha de Denúncia 15015, SOS – Criança, recepcionou um total de trezentos e catorze (314) denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde podemos destacar as Províncias de Benguela, Cuanza -sul, Cuanza - Norte, Cabinda, Cunene, Moxico, Luanda, Namibe e Zaire.

Dos casos recepcionados: 142 são de Violência Física/ Psicológica, 93 de Fuga à Paternidade/Disputa da Guarda, 22 casos de Abuso Sexual .

Na província de Luanda, município de Luanda, foi  recepcionada   uma denúncia de abuso sexual cuja a vítima é uma menor de  13 anos de idade,  acto praticado  por  um vizinho de 22 anos de idade, de realçar que  fruto do abuso a menor se encontra com  4 meses de gestação, de acordo com a denúncia, mesmo gravida, o pai  também tem  abusado sexualmente da filha. O caso foi encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal.

Igualmente no Município de Luanda, foram recepcionados duas denúncias, uma de agressão física e maus tratos e outra de abuso sexual, as vítimas são menores de 14 e 15 anos; No Município de Talatona, uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 3 anos, caso encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal.

Foram ainda Recepcionadas na Província de Luanda no município de Talatona, uma denúncia a vítima é uma criança de 6 anos de idade, do sexo masculino, no  Município do Cazenga,  duas denúncias de agressão física e maus tratos em que as  vítimas são duas menores de  15 e 13  anos de idade, no  Município de Viana,  uma denúncia de abuso sexual a  vítima é uma menor de 13 anos , acto praticado  pelo padrasto,  o mesmo  se encontra detido,  Os casos  foram  encaminhados para o Serviço de Investigação Criminal.

Na Província de Cabinda, Município de Cabinda foram rececpcionadas duas denúncias, uma   de abuso sexual e outra sobre maus tratos as vítimas são menores de 12 e 13 anos, os casos foram encaminhados para o Gabinete provincial da Acção Social, e as vítimas   estão a ser acompanhadas psicologicamente pelo Gabinete Provincial da Acçao Social.

Na Província do Namibe, foi recepcionada  a denúncia de abuso sexual em que a vítima tem agora 17 anos de idade, de acordo com a denúncia, tem sido abusado desde que tinha 13 anos de idade pelo próprio pai. Que já esta detido aguardando pelo julgamento.

Na Província de Cuanza Norte, Município do Cazengo, foi recepcionada uma denúncia, fazendo referência a ameaça de morte sobre um menor  por um vizinho, por este ter visto o mesmo a furtar uma botija de gaz butano, o caso foi encaminhado para o Gabinete provincial da Acção Social e para o Serviço de Investigação Criminal.

Já na Província do Cuanza-Sul, foram recepcionadas duas denúncias de abuso sexual, as vítimas são duas menores   de 9 e 12 anos de idade, os casos foram encaminhados para as instituições competentes.

Em casos de violência contra a criança ligue para 15015, linha anónima, gratuita e confidencial ou ainda acesse ao site portaldacrianca.gov.ao



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais