masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
13 Julho de 2022 | 19h07 - Actualizado em 13 Julho de 2022

MULHER ANGOLANA ESTREIA NA MISSÃO DE MANUTENÇÃO DE PAZ DA ONU

Trata-se da intendente Sarita Domingos Tomás de Almeida, que foi apurada na formação de efectivos policiais, promovida pela Divisão de Polícia do Departamento de Operações de Paz da ONU, de 14 a 25 de Fevereiro deste ano, na Academia de Polícia de Ancara, República da Turquia. Ao lado do superintendente-chefe José Valente Pimpão, os dois oficiais da Polícia Nacional integram, desde sábado (30/06), o contingente de efectivos da Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS), facto que marca a estreia de Angola em actividades do género. Ambos vão cumprir um ano de serviço.

O desdobramento dos oficiais da PN à UNMISS ocorre na sequência dos contactos encetados entre a Divisão de Polícia do Departamento de Operações de Paz da ONU e a Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, à luz da Lei sobre o Envio de Contingentes Militares e Paramilitares angolanos às Missões de Manutenção de Paz no Exterior do país aprovada pela Assembleia Nacional em Maio de 2021.

 

Como resultado desses contactos, no quadro da materialização da intenção do Executivo Angolano quanto à inserção de quadros angolanos nas organizações internacionais, em Outubro de 2021, Angola recebeu a visita da delegação das Nações Unidas, chefiada pelo subsecretário da ONU para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, integrada pelos conselheiros militar, o tenente-geral Birame Diop, e político, Gueladio Ba.

 

Durante a visita, Angola manifestou a disponibilidade de integrar as missões de paz da ONU, tendo solicitado a inserção no Sistema de Prontidão e Capacidade de Intervenção de Paz (PCRS), nas estruturas do Gabinete dos Assuntos Militares e da Divisão de Polícia das Nações Unidas, a participação de género, em alinhamento com a Resolução 1325, sobre Mulher, Paz e Segurança.

 

Inserindo efectivos femininos das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional de Angola nas missões e nas estruturas internacionais, bem como a prestação de assistência técnica (Assessoria da ONU) na formação e operacionalização de um Centro de Excelência de Adestramento em Operações de Apoio à Paz, a realização de visitas de ajuda e controlo, com vista à certificação das forças, deslocações de pré-desdobramento e auxílio na análise das lições apreendidas. 




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais