masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
22 Julho de 2022 | 06h07 - Actualizado em 22 Julho de 2022

MICROCRÉDITO BENEFICIA MAIS DE 24 MIL EMPREENDEDORES

 Um total de 24 822 micro empreendedores angolanos, dos quais 45% (11 169) mulheres, beneficiaram de microcrédito, em 2021, visando a facilitação do acesso ao financiamento das iniciativas de pessoas com baixa renda. 

A informação foi dada esta terça-feira, (19/07), em Luanda, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa, tendo apontado o sistema finacneiro não bancário (21 instituições de microcrédito) como o financiador dos empreendedores. 

Sem precisar o valor desembolsado para a operacionalização desse microcrédito, a governante destacou também a integração de 76 258 cidadãos (mais de 60% mulheres) em actividades geradoras de rendimento, no período 2018 – 2021. 

Ao disculsar no VI Fórum Nacional sobre Microfinanças/2022, a ministra fez saber que, em 2021, registou-se igualmente a abertura de 1 020 contas bancárias simplificadas, incluindo a "Bankita”, assim como a atribuição de 154 cartões multicaixas. 

O VI Fórum Nacional sobre Microfinanças/2022, promovido pelo MASFAMU, visou promover a inclusão finaceira das mulheres e das famílias, bem como o acesso ao serviço de microfinanças no país. 

A identificação de oportunidades de financiamento e estratégias para o reforço dos serviços finaceiros para a mulher, assim como a avaliação da evolução das microfinanças e microcrédito, em particular, também fazem parte dos objectivos do evento bianual. 

Sob o lema "Promover a inclusão financeira da mulher: é apostar no desenvolvimento económico do país”, o VI Fórum contou com a participação de mulheres empreendedoras, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), especialistas de diversas áreas, entre outras individualidades. 

"Políticas de inclusão financeira e fomento do financiamento para mulheres”, "Oportunidades e produtos financeiros para mulheres” e "a partilha de experiências nacionais e internacionais” dominaram os três painéis de debate do fórum.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais