masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
08 Abril de 2022 | 21h04 - Actualizado em 08 Abril de 2022

INAD remove 24 minas em três meses


O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) removeu e destruiu, no primeiro trimestre deste ano, em todo país, 24 minas anti-pessoal e uma anti-tanque, informou esta sexta-feira, em Luanda, o seu director-geral-adjunto, Loneque Diu. 

Ao falar durante o encerramento de um curso de formação de formadores de teatro, o responsável explicou que 198 engenhos explosivos e 446 munições de pequeno calibre também foram destruídos pelo INAD, neste período.

No quadro de prevenção de acidentes com minas, prosseguiu, foram sensibilizados 13 mil 388 cidadãos em várias províncias, dos quais sete mil e 60 crianças e 6 mil 328 adultos.

 "Infelizmente, apesar deste grande esforço, foram registados durante o primeiro trimestre do corrente ano, sete acidentes com minas, nas províncias de Benguela, Bié, Cunene, Cuando Cubango e Huila, tendo causado 19 vítimas, das quais 8 feridos e nove mortos", explicou.

Loneque Diu precisou que os acidentes envolvem maioritariamente crianças, razão pela qual foi promovida esta formação, que visa, essencialmente, formar os sensibilizadores em matéria de teatro, como ferramenta para melhorar a performance na transmissão da informação.

Adiantou por outro lado, que as brigadas de desminagem têm realizado acções de verificação e desminagem em todo o território nacional recorrendo às capacidades de desminagem manual, mecânica e canina.

O curso de teatro foi dirigido a 13 efectivos do INAD vocacionados a sensibilização sobre o risco de minas e outros engenhos explosivos.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais