masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
08 Julho de 2022 | 18h07 - Actualizado em 08 Julho de 2022

INAD DESMINA MAIS DE 689 MIL METROS QUADRADOS COM VISTA A LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E BENS

Especialistas do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) realizaram de 1 a 7 de Julho, várias acções pontuais que resultou no processo de remoção de engenhos explosivos detectados ao longo de 689.476 metros quadrados destinados à construção de estradas, energia eléctrica, água potável, prática da agricultura e o desenvolvimento de projectos direcionados para o bem-estar das populações.


O relatório semanal do (INAD), refere igualmente que na Província do Bengo foram verificadas e desminadas um total de 1.500.000 m² da área para construção do Aterro Sanitário na localidade do Musseque Trindade de Caxito, Município do Dande, faltando apenas por executar um total de  1.448.759 m².


Na província do Bié os técnicos do INAD fizeram a verificação e desminagem de 9.200.000 m² na área para a implementação do Projecto de produção de Trigo e Feijão na Fazenda Xaparro, município do Cunhinga, ainda na Província do Bié,  município do Cuito foram verificadas e desminadas cerca de 1.000.000 m² no Aterro Sanitário na localidade do partido 12.


Ainda no Bié o INAD verificou e desminou 30 km no troço rodoviário de Catabola à comuna de Chiuca, município de Catabola. 


Já na Província do Cuando Cubango foram verificadas e desminadas 160.000 m² da

área Agrícola no bairro Massaco, comuna de

Missombo, municipio de Menongue.


Na província Zaire os especialistas do Instituto Nacional de Desminagem efectuaram a verificação e desminagem de 98.395.600 m² da área para a construção do novo Aeroporto na comuna do Kiende, município de Mbanza

Congo.


Em Luanda verificou-se uma acção pontual em coordenação com os funcionários da Empresa Ya-Ching (Casa de Luanda Aço Cidurlogia Fabrimetal) na localidade da Zona Económica Especial Luanda -Bengo (ZEE), município de Viana. 


No período em referência o INAD, sensibilizou 279 pessoas sobre o risco de minas nas províncias do Cuanza Sul, Huíla e Luanda.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais