masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
25 Julho de 2022 | 13h07 - Actualizado em 25 Julho de 2022

INAC REPORTA MAIS DE TREZENTOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA NO PERÍODO DE 18 A 24 DE JULHO DE 2022


O Instituto Nacional da Criança-INAC, através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou um total de 387 denúncias de violência contra a criança em todo o País, no período de 18 a 24 de Julho de 2022. Onde o  destaque recai para as Províncias de: Benguela, Bengo, Lunda Norte, Luanda e Moxico 

Dos casos recepcionados 203 são de violência física e disputa de guarda  110 de fuga a paternidade e disputa de guarda, 9 de abuso sexual e 6 casos de exploração de trabalho infantil.

Na Província do Moxico, Município com o mesmo nome, o INAC recepcionou uma denúncia de agressão física sendo vitima uma criança de 6 anos vítima de queimadura do 1º grau provocada pelo padrasto. 

O caso foi encaminhado para o Departamento de crimes e pessoas do SIC que rapidamente fez a detenção do agressor. Neste momento o menor encontra-se na sala de cirurgia. O INAC e outros sectores na Província, continuam a acompanhar o caso prestando todo apoio ao menor e a família no âmbito da protecção social.

Na província de Benguela, município da Baia farta, o INAC recepcionou vários casos de abuso sexual contra crianças, dentre as vítimas destacam-se uma criança de 14 anos de idade que foi abusada pelo tio de 35 anos de idade, no município do Chogoroi, foram registrados quatro casos em que a vítima tem 9. 11, 12 e 14 anos de idade, um outro no município do Lobito, comuna da Canjala cuja as vítimas são duas crianças de 12 e 13 anos de idade, acto praticado por um cidadão maior de 18 anos de idade, moto taxista.

Todos os casos foram encaminhados para as esquadras policiais dos respectivos municípios e  as crianças estão a ser acompanhadas pelo Gabinete Provincial da Acçao Social e pelo Serviço Provincial do INAC 

Já na Província de Luanda, Município de Talatona, recepcionamos uma denúncia de agressão física em que a vitima é uma criança de 6 anos de idade que possivelmente têm sido   espancada e abusada sexualmente pelo pai. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social e orientado para o serviço de Investigação Criminal

Ainda no município de Talatona, recepcionamos uma denúncia que dava conta do abandono de uma criança do sexo feminino de aproximadamente 9 meses de vida. 

No Município de Luanda, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que a vitima é uma criança de 14 anos de idade, a mesma, foi abusada por dois cidadãos de aproximadamente 25 anos de idade, o caso já é do domínio da Esquadra Municipal, e nesse momento um deles encontra-se detido e outro está foragido. O caso foi orientado para o Serviço de Investigação Criminal e para a Direcção Municipal da Acção Social.

O INAC recepcionou no Município de Viana, uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança 8 anos de idade, abusada por um cidadão de aproximadamente 34 anos de idade, o abusador esteve detido por dois dias. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social e orientado para o Serviço de Investigação Criminal para se apurar a veracidade do caso.

Por outro lado, informar sobre caso do pai que no ano passado abusou sexualmente a filha de 14 idade, tendo este acto resultado em gravidez foi condenado na Comarca de Belas por 13 anos de prisão maior.

O INAC apela as famílias no sentido de pautarem mais pelo diálogo com os filhos para o respeito ao próximo bem como no reconhecimento da dignidade da criança como pessoa humana.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais