masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
06 Janeiro de 2023 | 13h01

INAC REGISTA 289 DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA DE 26 A 31 DE DEZEMBRO DE 2022

No período 26 a 31 de Dezembro de 2022, o INAC, através da linha de Denúncia 15015 SOS – Criança, recepcionou um total de duzentos e oitenta e nove (289) denúncias de violência contra a criança em todo o País, os destaques vão para as Províncias de: Bié, Benguela, Cunene, Huambo, Luanda, Malange e Namibe.

No período 26 a 31 de Dezembro de 2022, o INAC, através da linha de Denúncia 15015 SOS – Criança, recepcionou um total de duzentos e oitenta e nove (289) denúncias de violência contra a criança em todo o País, os destaques vão para as Províncias de: Bié, Benguela, Cunene, Huambo, Luanda, Malange e Namibe.

Dos casos recepcionados: 105 são de Violência Física/ Psicológica, 96 de Fuga à Paternidade/Disputa da Guarda, 23 Exploração de trabalho infantil, 15 casos de Abuso Sexual e 06 casos de Abandono.

 

Na Província de Luanda, Município de Luanda, recepcionamos a denúncia de abusos sexual em que a vítima é uma menor de 16 anos de idade, de acordo com a denúncia foi abusada pelo Pastor da Igreja em que a família frequenta, um cidadão de aproximadamente 52 anos de idade, o caso já é do domínio da Esquadra Municipal, a menor já foi submetida a exames médicos, e o abusador se encontra foragido. O caso foi encaminhado para O Serviço de Investigação criminal.

 

Igualmente no município de Luanda, recepcionamos uma denúncia que envolve um menor  de 13 anos de idade, do sexo masculino, de acordo a denúncia o mesmo faz parte de um grupo de meliantes e em Outubro do ano passado, com seus amigos, agrediram e esfaquearam ate a morte o irmão de 15 anos de idade, recentemente o menor cometeu o mesmo acto, que por pouco outra vítima perdia a vida. O caso foi encaminhado para o Julgado de Menores.

 Foram ainda Recepcionados na Província de Luanda: No município do   Cazenga, o abuso sexual em que é vitima uma criança de 7 anos de idade, no Município de Viana, as vítima são duas menores de 13 e 16 anos,  no Município de Kilamba Kiaxi, recepcionamos uma denúncia de abusos sexual em que a vítima é uma menor  de 15 anos de idade,  no Município de Belas, recepcionamos a denúncia de abusos sexual cuja vítima é uma menor  de 12 anos de idade, presumivelmente tem sido abusada por um parente próximo com quem reside. Os  casos foram encaminhados para o  Serviço de Investigação criminal e acompanhados  pela Direcçao Municipal da Acção Social para se apurar a veracidade da denúncia.

Na província de Benguela recepcionamos quatro denúncias de abusos sexual contra crianças, ocorridos nos municípios de Lobito, Catumbela Chogoroi e Caibambo, cujas as idades das vítimas variam de 13 a 16 anos. De acordo com a denúncia a idade dos abusadores vai de 37 a 54 anos de idade. Informar que todos os actores estão detidos e as vítimas estão a ser acompanhadas pelo gabinete provincial da acçao social e pelo serviço provincial do INAC.

 

Na província do Huambo recepcionamos duas denúncias de abuso sexual contra crianças, ocorridos no município do huambo cujas vítimas têm 7 e 13 anos de idade respectivamente. Os abusadores são pessoas  próximas, tio da vítima e um vizinho que já se encontram detido.   

 

Na província do Cunene, recepcionamos três denúncias de abuso sexual ocorridos nos municípios de Cuanhama e Ombandja, cujas vítimas as idades variam  de 15 a 17 anos de idade – destacar aqui o caso da criança de 15 anos de idade, gravida de três meses, resultados dos vários abusos, praticados pelo pai de 34 anos de idade, uma denúncia feita pelos vizinhos, o pai já esta detido e a vítima esta a ser acompanhada pelo gabinete provincial da Acçao social.

 

Em casos de violência contra a criança ligue para 15015, anónima, gratuita e confidencial ou ainda acesse ao site portaldacrianca.gov.ao



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais