masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
18 Julho de 2022 | 12h07 - Actualizado em 18 Julho de 2022

INAC APONTA PARA MAIS DE TREZENTAS DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA EM TODO O PAÍS DE 11 A 17 DE JULHO


O instituto Nacional da Criança (INAC), através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou no período de 11 a 17 de Julho, um total de 324 denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde o destaque recai para as Províncias de Cabinda, C. norte, Benguela, Huíla, Uíge, Luanda.


Dos casos recepcionados 132 são de violência física, 98 de fuga a paternidade e disputa de guarda, 3 dee Abuso Sexual e 2 Casos de Exploração de Trabalho Infantil


Na Província de Luanda, Município de Cacuaco, recepcionamos duas denúncia de abuso sexual, fazendo referência que várias crianças maioritariamente do sexo feminino com idades compreendidas entre 7 a 16 anos, presumivelmente são abusadas sexualmente por um vizinho de 35 anos de idade, de acordo a denúncia o cidadão  em causa tem abusado crianças da vizinhança. O caso já é do domínio do Comando Municipal da polícia Nacional e da Direcção Municipal da Acção Social onde se está a apurar a veracidade dos factos. 


Ainda no Município de Cacuaco, recepcionamos uma denúncia que faz referência da morta de duas crianças do sexo masculino, de acordo a denúncia os petizes foram encontrados mortos numa das valas do município, por volta das 13h. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social, para se apurar a veracidade da denúncia.


No Município de Viana, recepcionamos uma denúncia fazendo referência da morte de uma criança de 3 anos de idade, de acordo com a denúncia a criança vivia com os pais e foi a casa dos tio passear e la dirigiu-se ao tanque a fim de tirar água para tomar banho e caiu no interior  do mesmo. O caso foi encaminhado ao Comando Municipal da polícia nacional para o devido tratamento. 


No mesmo município, recepcionamos uma denúncia de exploração trabalho infantil em que às vítimas são crianças de 8 e 9 anos de idade, de acordo com a denúncia as mesmas fazem trabalhos esforçados, vão a lavra com a mãe capinar e transportam  sacos pesados. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social.


Já no município de Luanda, recepcionamos uma denúncia de agressão física cuja vítima é uma criança de 06 anos de idade, foi-lhe queimado uma parte do corpo, pela madrasta a mando do próprio pai de acordo com relatos está prática é recorrente, já chegaram a queimar a criança com um ferro de engomar sempre que o mesmo comete algum erro. O caso foi encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal, onde se fizeram presente e estão a apurar a veracidade da denúncia.


Na Província de Cabinda, Município de Cabinda, recepcionamos uma denúncia de que um pai tem instrumentalizado os filhos de 8 a 12 anos de idade, para compra e consume de substâncias psicoativas vulgo  pirilampo  (Hisla) presume-se que o mesmo também tem comercializado em sua residência. O caso foi encaminhado para o Serviço Provincial do INAC e ao Serviço de Investigação Criminal.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais