masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
17 Maio de 2022 | 07h05 - Actualizado em 17 Maio de 2022

INAC APONTA PARA MAIS DE 270 DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA DE 6 A 13 DE MAIO


No período de 6 a 13 de Maio o Instituto Nacional da Criança ( INAC), através do Serviço de Denúncia SOS – Criança, que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou cerca de Duzentas e Sessenta denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde o destaque recaiu para as Províncias de: Huambo, Malanje, Cunene e  Luanda.

Dos casos recepcionados Cento e noventa e quatro são de Violência Física e Psicológica, Centos e dois de Fuga á Paternidade/Disputa da Guarda, Dezanove casos de trabalho infantil e Dois de abusos Sexual. 

Na Província de Luanda, Município de Belas, o terminal telefónico 15015 recepcionou uma denúncia de agressão física em que a vítima é uma criança de 10 anos de idade, de acordo com a denúncia a mesma, foi agredida na escola pela sua professora, segundo dados a  professora tem estado a incentivar outros alunos da turma a partirem para violência como defesa. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social e para o Serviço de Investigação Criminal, onde uma equipa deslocou-se até à Escola para constatar a denúncia, referir que a criança já foi submetida a exames médicos.

No Município do Cazenga, recebemos uma denúncia que faz referência ao abandono de quatro crianças com idades compreendidas entre 4 á 12 anos, as crianças são órfãs.

O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social, que no âmbito do superior interesse da criança fez um trabalho de localização e posteriormente a reunificação familiar. Neste momento as crianças retornaram ao convívio familiar com os seus avôs.

No Município de Viana, recepcionamos uma denúncia que faz referência de que um Colégio Privado tem estado a cometer violência física aos alunos e presumivelmente uma das alunas tem sido abusada sexualmente. De acordo com a denúncia feita por um dos encarregados essas práticas tem sido recorrente, o caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social e para o Comando Municipal da Polícia Nacional.

Ainda no município de Viana, recepcionamos a denúncia de que sete crianças com idades compreendidas entre 5 a 7 anos são obrigadas pelos seus progenitores a venderem chás medicinais no mercado da estalagem, o caso foi encaminhado para a direcção municipal da Acção Social para o devido tratamento. 

Já no Município de Luanda, recepconamos uma denúncia de  abusos sexual em que a vitima é uma criança de 12 anos de idade, a mesma foi abusada pelo do seu padrasto de aproximadamente 35 anos de idade. A mãe apanhou o marido a abusar sexualmente da filha. O caso foi encaminhado para ao Serviço de Investigação Criminal, onde abriu-se o processo e aguardam pelos exames médicos.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais