masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
05 Setembro de 2022 | 14h09 - Actualizado em 05 Setembro de 2022

INAC APONTA PARA MAIS DE 200 CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA DE 26 DE AGOSTO Á 1 DE SETEMBRO 2022

O Instituto Nacional da Criança (INAC), através da linha  SOS Criança que atende pelo terminal telefónico 15015, registrou no período de 26 de Agosto á 1 de Setembrode 2022, o INAC, um total de Duzentas e trinta  (230) denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde o destaque recai para as Províncias do Cunene, Cuanza Norte,  Benguela, Huambo, Lunda Norte e  Luanda.

Dos casos recebidos 129 sao de violência física e psicologia, 57 de   Fuga á Paternidade/Disputa da Guarda, 9 de Abuso Sexual, sendo  três na provincia do cunene, dois em Luanda, igual número na província de benguele,  1 caso na província do Cuanza Norte e um na provincia do huambo.

Na Província de Luanda, Município com o mesmo nome, a Linha SOS Criança recepcionou a denúncia de abusos sexual sendo vítima uma criança de  13 anos de idade,  segundo informações a mesma, foi abusada pelo primo de 23 anos e trata-se de uma prática recorrente. O caso foi encaminhado a Direcção Municipal da Acção Social e para o Serviço de Investigação Criminal para se apurar a veracidade da denúncia.

Ainda no Município de Luanda, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual cuja a vítima é uma criança de  14 anos, que tem sido presumivelmente abusada sexualmente pelo  pai adoptivo. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social e ao Comando Municipal da Polícia Nacional. 

Já no Município de Viana, recepcionamos uma denúncia de acusação de prática de feitiçaria e maus tratos em que é vítima uma criança de 14 anos de idade, de acordo com a denúncia a mesma, tem sido acusada pela mãe, em função disso a criança tem sido retirada de casa e  sofrido agressão física. O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social.

Ainda no Município de Viana, recepcionamos a denúncia de agressão física cuja a vitima é uma criança de  12 anos de idade que tem sido espancado pelos progenitores. O caso foi encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal para se apurar a veracidade da denúncia.

Na Província de Cuanza Norte, Município de Cazengo, o INAC recepcionou uma denúncia de abuso sexual em que a vitima é uma criança  de 12 anos,  de acordo com a denúncia  a pequena foi abusada por um vizinho de aproximadamente  de 35 anos de idade. O caso já é do domínio das Instituições competentes, o Tribunal Provincial do Cuanza Norte condenou  abusador a 6 anos de prisão e a criança  está a ser  acompanhada  psicologicamente pelo serviço provincial do INAC. 

Na província do cunene, município do Cuanhama recepcionamos três denúncias de abuso sexual contra crianças, sendo uma criança de 7 anos de idade abusada sexualmente por um adulto quando esta ia fazer necessidade maior, estando o autor em fuga e acriança a receber tratamento médico, outro caso a vítima é uma criança de 9 anos de idade abusada por um cidadão de 34 anos de idade, estando o mesmo aos cuidados da justiça. E outra denúncia fazendo referência de uma criança de 17 anos de idade que foi abusada pelo amante da sua avó, um cidadão de 54 anos de idade.

Todos os caos estão a ser acompanhados pelo comando provincial da Policia Nacional. 

Na Província do Huambo, Município de Huambo,  recepcionamos uma denúncia de abuso sexual cuja a vítima é uma criança de 15 anos,  de acordo com a denúncia a criança foi abusada por um cidadão de 18 anos de idade, e em função do  abuso a mesma  se encontra em fase de gestação. O caso foi encaminhado para o Serviço Provincial do INAC, para se apurar a veracidade da denúncia e dar sequência aos tramites subsequentes.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais