masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
27 Setembro de 2022 | 17h09 - Actualizado em 27 Setembro de 2022

FORMAÇÃO DE INTERPRETES DE LÍNGUA GESTUAL ANGOLANA AUXILIA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA


A informação foi avançada pelo director nacional de inclusão da pessoa com deficiência do MASFAMU, Micael Daniel, que falava por ocasião do Dia Mundial dos Surdos que hoje se assinala, com objectivo de contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa, equilibrada e inclusiva para todos.
 
Micael Daniel, afirmou que o MASFAMU está a trabalhar na regulamentação da figura do profissional de interprete de língua gestual, uma obrigatoriedade que decorre da lei das acessibilidades para salvaguarda do direito à informação da pessoa com deficiência auditiva.
 
No seu ponto de vista, o estigma e a discriminação das pessoas com deficiência auditiva, constitui um dos principais problemas que elas enfrentam no quotidiano, começando muitas vezes na família e ao nível da comunidade, sem acesso ao emprego, aos serviços e benefícios, que facilitariam a sua inclusão nos vários domínios da vida nacional. 
 
Face aos diversos desafios, o  director nacional de inclusão da pessoa com deficiência do MASFAMU, revelou que está em curso o projecto  inquerir Angola sobre as pessoas com deficiência no intuito de  se criar uma base de dados actualizada de pessoas com deficiência no país e as respectivas tipologias. 
 
O novo registo vai permitir direccionar melhor as políticas públicas voltadas para este segmento, evitar a duplicação de benefícios e assegurar a efectiva inclusão e empoderamento das pessoas com deficiência.
 
Recordo que o Senso Geral da População e Habitação realizado em 2014, revelou que existem no país 656.258 pessoas com deficiência.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais