masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
07 Março de 2022 | 07h03 - Actualizado em 07 Março de 2022

COMUNICADO DE IMPRENSA

As preocupações com a partilha de experiência sobre prevenção da vulnerabilidade das famílias, desigualdades sociais e o empoderamento da mulher constituem uma prioridade na Agenda do Executivo Angolano e fazem parte da sua estratégia para alcançar os Objectivos do Milénio.

Face a este desafio, em 2021, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher da República de Angola (MASFAMU) trouxe a público o estudo sobre Diversidade no Mercado de Trabalho no âmbito do projecto Mais Inclusão, contou com a participação de 131 empresas, e mais de 48 mil pessoas na base de dados.

No entanto, preocupado com o estado de vulnerabilidade das pessoas/família, o Executivo angolano começou a implementar em 2018, o projecto de transferências sociais monetárias, destinado a melhoria da nutrição, assistência médica e garantia da cidadania das crianças menores de cinco anos, em 6 Municípios, de 3 Províncias piloto do país, que prevê beneficiar 20 mil crianças.

Já, em 2020, deu início a implementação do Projecto de Fortalecimento de Protecção Social, Denominado "Kwenda”, que prevê abranger até Dezembro de 2023, 1.608.000 agregados familiares, que visa retirar os cidadãos da pobreza extrema, por meio da integração em actividades geradoras de rendimento, atribuição de um rendimento mínimo por transferências sociais monetárias directa às famílias pobres.

Nesta senda, o MASFAMU realiza no dia 08 de Março, no Pavilhão de Angola na Expo Dubai, data dedicado internacionalmente à mulher, uma palestra para apresentar as boas práticas dos projectos de Fortalecimento da Protecção Social e do Estudo sobre Diversidade nas Organizações, aproveitando as oportunidades que a maior montra do mundo proporciona aos seus participantes e visitantes.

Chefia a delegação do MASFAMU, a Directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, Emília Kacongo e integra a Chefe de Departamento de Acompanhamento das transferências Sociais e Integração Produtiva da Direcção Nacional da Acção Social. 

Nesta senda, vimos por esta via solicitar a divulgação deste evento que vista promover as iniciativas do Estado Angolano na protecção das pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade e mostrar o empoderamento e promoção das mulheres angolanas nos vários níveis e sectores.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Luanda, aos 07 de Março de 2022.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais