masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
25 Julho de 2022 | 17h07 - Actualizado em 25 Julho de 2022

CAMPONESES E JOVENS EMPREENDEDORES BENEFICIAM DE INSTRUMENTOS DE TRABALHO

Pelo menos 16 associações de camponeses e 29 jovens empreendedores do município do Cuangar, a cerca de 400 quilómetros a sul da cidade de Menongue, na província do Cuando Cubango, beneficiaram, quinta-feira (21/07), de instrumentos agrícolas e kits profissionais, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

Consta dos meios entregues pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, 16 kits agrícolas compostos por charruas de tracção animal, moto-bombas, enxadas, catanas, machados e limas, oito máquinas de corte e costura, três roloutes equipadas para a venda de bebida e comida, sete arcas, seis geleiras e oito máquinas de fazer pipoca.

José Martins disse que o governo da província pretende com este projecto aumentar a cadeia de produção agrícola e negócios no seio dos camponeses e jovens empreendedores de todos os municípios do Cuando Cubango.

Acrescentou que os camponeses dos municípios fronteiriços com a Namíbia, nomeadamente o Cuangar, Calai e Dirico, devem aproveitar a orla do rio Cubango para produzirem hortícolas, cereais e tubérculos, em grandes quantidades.

Segundo José Martins, as referidas localidades oferecem excelentes condições para o fomento da agricultura, para que as pessoas deixem de percorrer, diariamente, longas distâncias ou fazer a travessia da fronteira para irem comprar tomate, cebola, repolho, alface, couve, entre outros produtos.

"Não podemos admitir que a população dos municípios da orla fronteiriça continue a viver esta situação difícil", disse, acrescentando que o Governo da província vai continuar a prestar apoio aos camponeses e jovens empreendedores, que estão dispostos a trabalhar, mas necessitam, apenas, de incentivos para desenvolverem melhor os seus projectos.

Apelou aos camponeses e jovens beneficiários a cuidarem bem dos meios que receberam, para que possam cumprir com os objectivos deste projecto, que visa, sobretudo, o combate à fome, à pobreza, bem como ao desemprego.

Imaculada António, responsável das mulheres camponesas do município do Cuangar, agradeceu o gesto e disse que os meios recebidos vão permitir aumentar as áreas de produção. Solicitou, também, apoio em sementes e fertilizantes.

Salientou que, por falta de apoios, camponeses no município do Cuangar têm enfrentado muitas dificuldades para a produção de diversas culturas. "O Governo da província deve prestar maior atenção, porque o município tem muitas terras aráveis para a prática da agricultura em grande escala".

No Cuangar, José Martins visitou as obras de reabilitação e ampliação do Hospital Municipal, assim como as da construção da primeira escola do segundo ciclo do ensino secundário, um centro de formação profissional, 15 casas sociais do tipo T-3 para alojar quadros e de uma esquadra policial.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais