masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
13 Julho de 2022 | 19h07 - Actualizado em 13 Julho de 2022

ANALISADA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE ACÇÃO DA RESOLUÇÃO 1325

A secretária de estado para família e promoção da mulher, Elsa Barber, recebeu nesta quarta-feira em audiência, a presidente da Rede de Mulheres Polícias de Angola, Maria Elisabeth Raque Franque.

No centro da conversa esteve a implementação do plano de acção da resolução 1325, sobre mulher, paz e segurança, onde as forças de defesa e segurança desempenham um papel importante para sua materialização e cumprimento dos objectivos estratégicos, unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. 

Durante o encontro, Elisabeth Raque Franque enalteceu o feito alcançado por Angola, que passa a contribuir nas actividades de manutenção de paz a nível internacional, sob égide das Nações Unidas, com a integração de dois oficiais da polícia Nacional no contingente de efectivos da Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão do Sul, desde 30 de Junho do corrente ano.

Trata-se da intendente Sarita Domingos Tomás de Almeida, primeira mulher angolana capacete azul, a integrar as forças de manutenção de paz, que durante um ano vai doar o seu conhecimento, habilidades e experiências nas missões de paz, e do superintendente-chefe José Valente Pimpão.

Este feito ímpar na história de Angola, esta alinhado aos objectivos estratégicos da resolução 1325, que substancia-se em aumentar a participação das mulheres e integrar a dimensão da igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz, incluindo em todos os níveis de decisão, cumprindo com o plano Nacional de Ação para implementação de Resolução nº 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança.
Informou também que Angola é membro da Associação Internacional de Mulheres Polícias, nesta qualidade têm participado das operações de patrulhamento conjunto na região.

Elisabeth Raque Franque adiantou que esta na forja a realização de acções formativas sobre temáticas ligadas ao atendimento integral as vítimas de violência doméstica, abuso sexual entre outras que preocupam a mulher e a sociedade.

Por sua vez, a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher Elsa Bárber, manifestou disponibilidade em trabalhar com as mulheres enquadradas nos órgãos de defesa e segurança, alicerçando a parceria estratégica com a realização de acções conjuntas permanentes.

Parabenizou a iniciativa da Rede de Mulheres Polícias, que prioriza nas suas acções a formação contínua, inserção de mulheres nos órgãos e organismos de manutenção de paz, como resultado do cumprimento do plano de acção da resolução 13 25.

No final da audiência, aconteceu o encontro entre duas forças importante para segurança, estabilidade e tranquilidade do nosso país, FAA e Polícia Nacional testemunhado pela Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher Elsa Bárber.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais