masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
11 Março de 2022 | 07h03 - Actualizado em 11 Março de 2022

PALESTRA SOBRE PROGRAMAS DO MASFAMU MARCA A CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NA EXPO 2020 DUBAI


A palestra sobre "Projectos de Fortalecimento da Protecção Social” apresentados na Expo 2020 Dubai prendeu grande interesse dos participantes ao evento, que decorreu hoje (08.03.2022), no Pavilhão de Angola, na maior exposição internacional, presenciado pelo Embaixador Albino Malungo e pela Comissária Albina Assis.

Os temas foram dissertados pela Directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Emília Kacongo, e pela Chefe de Departamento de Acompanhamento das Transferências Sociais e Integração Produtiva da Direcção Nacional da Acção Social, Margarida Leite.

As prelectoras falaram sobre as boas práticas dos Projectos Kwenda e Valor Criança, assim como o "Estudo sobre Diversidade nas Organizações”.
Para Margarida Leite, o projecto Kwenda já beneficiou mais de 300 mil famílias em todo o país (164 municípios), enquanto o "Valor Criança” mais de 18.399 beneficiários.

A palestrante disse diante de uma plateia constituída essencialmente por mulheres que o Kwenda funciona com diferentes tipos de técnicos, nomeadamente, os do Fundo de Apoio Social (FAS), os das Administrações Municipais e Comunais e os da Acção Social Municipal.

Em 59,1% dos agregados pagos, os titulares do benefício são mulheres.

Disse que o objectivo principal do programa é reforçar a capacidade do Sector de Protecção Social para implementar medidas de mitigação da pobreza, de curto e médio prazo, assim como aumentar a capacidade aquisitiva e financeira das famílias vulneráveis e ajudar a estabelecer um Sistema Nacional de Protecção Social eficaz. A meta estabelecida para o programa é atingir no global 1.608.000 agregados familiares. As componentes do Kwenda abrangem as Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e Cadastro Social Único.   

O programa Kwenda tem um orçamento aprovado de 420 milhões de dólares, sendo 320 milhões  assegurados pelo Banco Mundial e 100 milhões pelo Governo angolano.  

Quanto ao "Estudo sobre Diversidade nas Organizações”, apresentado por Emília Kacongo, que representou no evento a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Faustina Alves, afirmou que a estatística sobre a paridade de mulheres nos órgãos de decisão está a subir. Emília Kacongo revelou que há essa preocupação do Governo em colocar mais mulheres nos sectores‐chave da Economia. 

Em todos os sectores, no caso da Assembleia Nacional, Ministérios, Governos provinciais, incluindo na diplomacia, há mais mulheres no presente do que no passado.    

Reforço da cooperação

Durante a palestra, o embaixador Albino Malungo informou que, além das áreas enunciadas para a cooperação com os Emirados Árabes Unidos, existe a vontade expressa para a cooperação na área da Accão Social, pelo que vai influenciar junto dos Ministérios (da Felicidade dos EAU) e do MASFAMU (Angola) para que sejam estabelecidos acordos vantajosos.
A actividade decorreu em celebração ao 8 de Março, consagrado ao Dia Internacional da Mulher, sob o lema: "Igualdade de género hoje para um amanhã sustentável”.

Abertura

A Comissária-geral de Angola para a Expo 2020 Dubai, Albina Assis Africano, destacou a notoriedade das mulheres no aparelho de Estado dos quais 30% correspondem aos assentos parlamentares e cerca de 19,5% no Executivo.

"O que evidencia a actuação política de equidade do Governo, mas que ainda é um caminho a percorrer visando a redução das assimetrias que subsistem nas zonas rurais”, ressaltou a entidade.

Além de o evento ter sido prestigiado pelo Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo, e sua esposa, Gilbertina Malungo, estiveram várias outras mulheres representando a Missão Diplomática nos EAU, do Consulado-geral de Angola no Dubai e do Pavilhão de Angola na Expo.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais