masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
13 Maio de 2022 | 19h05 - Actualizado em 13 Maio de 2022

MUNICÍPIO DE VIANA ACOLHE ACTO COMEMORATIVO CENTRAL DO 15 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, procedeu nesta Sexta-feira (13/05), no Município de Viana, ao Acto Comemorativo Central do 15 de Maio, Dia Internacional  da Família, que tem como ponto alto, a Feira de Inclusão da Família. 


O acto foi presidido pela Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, tendo reconhecido os bons feitos das famílias angolanas ao proporcionar uma boa educação, formar pessoas com habilidades, competências e comportamentos adequados a convivência social, especialmente fora do lar, e deste modo, evitar que os filhos pratiquem actos ilícitos.


Recordou que a presença do pai e da mãe no lar é imperiosa, pois os filhos e demais membros necessitam do afecto e da orientação dos pais em todas as suas vertentes, a paternidade responsável automaticamente transfere alegria aos filhos. 


Disse que a família é o laboratório da sociedade, um verdadeiro palco de desenvolvimento e promoção do exercício da democracia. A família deve ser um espaço de inclusão, observância dos direitos humanos, da promoção da igualdade e da equidade de género, bem como, da justiça social e económica. 


Afirmou que o Executivo, reconhece os esforços que os diferentes parceiros e organizações têm gizado para apoiar o Governo Angolano no que concerne ao fortalecimento da unidade e coesão familiar.


" Auguramos que as famílias continuem a organizar-se em associações e cooperativas no sentido de facilitar a racionalização dos programas e recursos do estado para o apoio às famílias e juntos possamos promover a inclusão social e produtiva em todos os níveis e domínios da vida através do reforço das competências Familiares,  Combate à pobreza, inclusão produtiva, municipalização da acção social, a Alfabetização, formação técnico profissional, o Empoderamento social e económico, a Justiça social entre outros" salientou. 


Apelou a sociedade a devolver às famílias, a esperança de vida e de continuar a viver, reaver nas famílias o poder económico e de compra, promover  a produção do meio rural, prevenir todas as doenças (pandémica, patológicas e infecciosas), bem como todas as formas de descriminação contra a mulher, a criança e o idoso.


Já o secretário de Estado para os Desportos, Carlos de Almeida, destacou o trabalho desenvolvido pelo sei pelouro para empoderar os jovens e desenvolver a estabilidade e coesão social.


 Reafirmou o engajamento do Estado em prol da prevenção de comportamentos que desestruturam as famílias e promovem actos saudáveis.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais