masfamu.gov.ao
IGUALDADE DE GENÉRO
19 Abril de 2022 | 20h04 - Actualizado em 19 Abril de 2022

MASFAMU TRABALHA PARA GARANTIR INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO


"OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PRINCIPAIS DESAFIOS” foi o tema da mesa redonda promovida nesta terça-feira (19/04), pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher. 

Na ocasião o Director Nacional para a Inclusão da Pessoa com Deficiência do MASFAMU,  Micael Daniel, disse que o país possui leis de protecção à pessoa com Deficiência e apelou a Inspecção Geral do Trabalho, a Inspecção da Administração Geral do Estado e a Unidade  Recrutadora Única a reforçarem as suas acções de fiscalização quer de forma preventiva, como sucessiva, com o objectivo de garantir uma maior e melhor inclusão da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho.

Por sua vez, o Coordenador da Comissão de gestão da Federação Angolana das Associações de Pessoas com Deficiência (FAPED), Venceslau Mujinga, chamou a atenção das empresas privadas o cumprimento dos 2 % de vagas destinadas às pessoas com deficiência.

No entanto, o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe, revelou que brevemente entrará em funcionamento a Unidade Recrutadora Única, que visa garantir a inclusão efectiva das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e exigir das empresas públicas e privadas que cumpram a lei. 

Dados do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), apontam que, no período compreendido entre 2020 até o Primeiro Trimestre de 2021, os Centros de Emprego registaram um total de 2.617 solicitações de emprego por parte de Pessoas com Deficiência, sendo certo que, deste número, mais de 400 pessoas foram colocadas em diferentes postos de trabalho, revelou Pedro Filipe.

O acto foi testemunhado pelo Secretário de Estado para Acção Social, Lúcio Amaral, Representantes do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, da ENAPP, Gestores de Recursos Humanos de Organismos Públicos e Privados, CNAS e representantes das Associações de Pessoas com Deficiência.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais