masfamu.gov.ao
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
10 Maio de 2022 | 16h05 - Actualizado em 10 Maio de 2022

MASFAMU LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE ACESSIBILIDADE

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher apelou nesta terça-feira (10/05), ao sector público e privado maior acesso ao emprego para às pessoas com Deficiência, acessibilidade arquitectónica nas instituições bem como o reforço do Sistema de Braille para as pessoas com deficiência visual e, que as famílias eduquem os seus membros, de forma a se evitar estereótipos e discriminação em relação às pessoas com deficiência.


Faustina Alves de Sousa, falava durante a abertura do Acto de Lançamento da Campanha Nacional de Acessibilidade, em alusão ao Dia Mundial da Conscienlização sobre a Acessibilidade que decorre em todo país sob o lema,  Construa Acessos e Derrube Barreiras, por uma Angola mais 


Destacou os avanços alcançados nos últimos anos em relação a acessibilidade Arquitectónica onde o país importou (444) Autocarros Adaptados com rampas elevadoras para Utentes da Cadeiras de Rodas e, com lugares reservados para pessoas com deficiência no geral.


Assiste-se pelo país, apesar que, de forma tímida, a construção de Edifícios com fins de diversos, com critérios e condições de acessibilidade, apresentando casas de banho adaptadas, reservas nos parque de estacionamentos e/ou elevadores instalados com Sistema Braille, assegurou.


Da acessibilidade Comunicacional: até 2019, o Instituto Nacional de Educação Especial (INE), formou (286) Intérpretes de Língua Gestual Angolana e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAPP) têm com regularidade ministrado Curso de Língua Gestual Angolana. Sendo que, até 2020 foram formados (98) Intérpretes de Língua Gestual Angolana. Ainda neste domínio, a Televisão Pública de Angola garante a interpretação da Língua Gestual Angolana, nos seus principais programas de informação, salvaguardando-se assim, o direito à informação às Pessoas com Deficiência Auditivas.


Da Acessibilidade Instrumental: é fundamental destacar o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Ministério da Educação, no âmbito do Projecto Aprendizado para Todos que por via do qual tem se distribuído Máquinas em Braille para todos os Municípios do País, dando origem a criação de Salas de Zonas de Influência Pedagógica. 


Da acessibilidade Atitudinal: no âmbito do Programa de Valorização das Famílias e das Competências Familiares, o MASFAMU tem disseminado palestras a nível nacional, com vista a eliminação do preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminação em relação às pessoas com deficiência.


Da acessibilidade Metodológica: no período compreendido entre 2020 até o primeiro Trimestre de 2021, os Centros de Emprego registaram um total de (2617) solicitações de emprego por parte de Pessoas com Deficiência, sendo certo que, deste número, (960) Pessoas com Deficiência, foram colocadas em diferentes postos de trabalho.


"É fundamental dar nota de que, o processo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, nos mobiliza a promover os valores como a empatia e a não discriminação, pois, conseguiremos derrubar as barreiras e construir acessos para às pessoa com deficiência poderem exercer os seus direitos de cidadania", concluiu. 


 Já o Secretário de Estado para as obras Públicas e ordenamento do território, Carlos Santos,  disse que o seu pelouro está a adequar os projectos arquitetónicos existentes no país a fim de remover barreiras. 


Alertou que o Ministério das Obras públicas não irá atribuir licença aos projectos que não apresentam acessibilidade para as pessoas com deficiência. 


Participaram do certame, a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher,Elsa Barber, Secretário de Estado dos Desportos, Carlos de Almeida, Directores Nacionais do Masfamu, Agência das Nações Unidas e membros da Sociedade civil. 




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais