masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
21 Maio de 2022 | 17h05 - Actualizado em 21 Maio de 2022

MASFAMU DOA EQUIPAMENTOS CIRÚRGICO AO HOSPITAL LUCRÉCIA PAÍM

Mais de Cinquenta kits cirúrgicos de reparação da fístula obstétrica foram doados nesta sexta-feira(20/05), na Maternidade Lucrécia Paím, pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher(Masfamu), no âmbito das comemorações do Dia  Internacional de apoio às mulheres com fístulas, a assinalar-se a 23 de Maio.

A entrega do equipamento, como pinças, tesouras, espéculos, afastadores e material descartável, vai servir para intervenção cirúrgica de mulheres acometidas com essa patologia que é uma das lesões de parto mais graves e trágicas.

De acordo com a chefe de departamento Igualdade e Equidade do Género do MASFAMU, Joana Cortez,  o gesto visa contribuir na disseminação que condiciona o desenvolvimento da mulher através da reconstituição da fístula.

A responsável disse que os kits vão auxiliar que muitas mulheres tenham a sua vida normal de volta e a conquistarem a sua dignidade, se realizando profissionalmente, tendo em conta que muitas perdem oportunidades devido a patologia, sendo ainda discriminadas e abandonadas pelos maridos e familiares.

Prometeu continuar a trabalhar na advocacia, de formas a continuar angariar meios  para o bem estar das mulheres nesta situação.

Já para a directora do hospital, referiu que a fístula é uma doença que surge devido aos partos prolongados, bem como em mulheres que apresentam estreitamento da bacia  e como não há assistência imediata fica uma comunicação  entre a bexiga e o recto.

De Janeiro a Abril desde ano, a Maternidade Lucrécia Paím operou 155 casos, enquanto que, a OMS estima que em Angola oito mil mulheres com fístulas obstétricas encontram-se à espera por uma cirurgia.

Avançou que segundo a OMS, estima-se que em Angola existam oito mil mulheres com fístulas obstétricas à espera de cirurgia e que nesta conformidade, o hospital trabalha na busca para localizar estas mulheres para que saibam da boa nova.

Para a directora do hospital, Manuela Mendes a fístula é uma doença que surge devido aos partos prolongados, bem como em mulheres que apresentam estreitamento da bacia  e como não há assistência imediata fica uma comunicação  entre a bexiga e o recto.

Fez saber que a maternidade possui um bloco operatório específico para operações de fístula  e realizam duas operações por dia.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais