masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
05 Maio de 2022 | 21h05 - Actualizado em 05 Maio de 2022

MASFAMU DESTACA PAPEL DA PARTEIRA NOS CUIDADOS PRESTADOS ÀS MULHERES DURANTE A GRAVIDEZ, O PARTO E PÓS PARTO


Mais de 400 Parteiras foram capacitadas no presente ano (2022), pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e o Ministério da Saúde, nas Províncias de Luanda, Cabinda, Cuanza-Norte, Lunda-Norte e Cuando-Cubango, visando assegurar que os serviços de parto sejam limpos e seguros no seio das comunidades.

A informação foi prestada nesta quinta-feira (05/05), na cidade de Ambriz - Província do Bengo, pela Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, por ocasião das  Comemorações do Dia Internacional da Parteira que decorreu sob o lema: O contributo das parteiras tradicionais na diminuição da Mortalidade Maternas e Infantil e seu impacto nas Famílias”.

Durante a sua intervenção Elsa Barber reconheceu o papel essencial desempenhado pelas parteiras nos cuidados prestados às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

Solidarizou-se com as parteiras de todo o mundo e as agradeceu pelo trabalho que realizam de salvar vidas. 

Lembrou que Angola ratificou as principais Declarações, Convenções e Resoluções internacionais e regionais adoptadas em prol dos direitos e empoderamento da mulher e da menina,  que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos anos, que visam reduzir as desigualdades de género.

Com vista a protecção e promoção dos direitos humanos da mulher, e na eliminação de todas as formas de violência e discriminação contra a mulher, o Governo tem ensaiado várias medidas de políticas, tendo em conta os compromissos internacionais, regionais e nacionais, disse. 

No que toca a atenção às mulheres no meio rural, a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher lembrou que o MASFAMU dirige as suas intervenções para as Parteiras Tradicionais, em reconhecimento do seu papel, cuja relevância da sua actividade levou a institucionalização em 1991 o 5 de Maio como o dia dedicado à Parteira, pela Organização Mundial da Saúde, cuja atenção encontra respaldo nos pilares no quadro do desenvolvimento da nacional, com a comemoração institucional do dia da Parteira Tradicional desde 2013, tendo como fundamento o apoio à mulher no meio rural.

Disse que o Governo Angolano presta uma atenção especial à saúde reprodutiva, com o intuito de dar soluções às preocupações inerentes à gravidez na adolescência, aos partos efectuados de forma insegura, à fístula obstétrica, aos abortos provocados, entre outras.

Para reduzir a mortalidade neonatal, o MASFAMU tem realizado visitas de monitoria aos comitês de Prevenção e Auditoria de Mortes Maternas e Neonatais a nível das províncias. "A realização destas visitas, têm exactamente o objectivo de promover um debate entre os participantes para a busca de estratégias, visando a redução e por fim, a mitigação das mortes maternas, neonatais e infantis" afirmou.

Apelou para o reforço das relações institucionais com enfoque na sensibilização, produção e disseminação de informações sobre género, promover a responsabilidade partilhada, envolver as instituições da sociedade civil, assim como, engajar o grupo de mulheres e criar sinergias entre os programas/ projectos já existentes relativos ao género dos diferentes sectores, bem como promover a realização de partos saudáveis e proteger a saúde e os direitos de mulheres e meninas.

Lembrar que durante a sua estadia na Província do Bengo a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, procedeu a entrega de kit,s as parteiras tradicionais do hospital Geral do Bengo, entregou igualmente insumos e tractores aos ex-militares no âmbito do PIDLCP, fez abertura da feira em alusão as festividades dos 167 Anos do município de Ambriz desde a sua fundação, em 1855, período em que a localidade passou a Conselho do Distrito de Luanda e do dia Internacional da parteira.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais