masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
14 Junho de 2022 | 06h06 - Actualizado em 14 Junho de 2022

MASFAMU APOSTA NO EMPODERAMENTO DAS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

No âmbito dos programas de Promoção de Género e Empoderamento da mulher e combate à pobreza, alinhado ao programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), promoveu nesta segunda-feira (13/06), mais uma acção para  geração de renda das famílias em situação de vulneravilidade.

O acto teve lugar na Zona Económica Especial, onde  4  cooperativas envolvendo 190 mulheres,  comercializaram mais de 1068 toneladas de resíduos solídos a empresa Angola Recicla.

Com esta iniciativa, o MASFAMU alinha-se ao programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), que denomina as actividades relacionadas à reciclagem como Empregos Verdes.

Para a Secretária de estado para Família e Promoção da Mulher  Elsa Barber, que testemunhou o acto, realçou que a reciclagem torna-se relevante no campo das políticas públicas, porque além de contribuir com a economia de recursos naturais pode também representar uma alternativa económica para as famílias de baixa renda na comercialização de materiais recicláveis.

Avançou que em Angola, esta actividade está enquadrada na cadeia de valores, denominada economia circular, a actividade desempenhada por catadoras como essencial à preservação ambiental. inclusão social  e  trabalho digno.

Recordou que em 2021 o MASFAMU promoveu acções de capacitação para criação e formalização de cooperativas que permitiu legalizar 40,  onde estão inseridas 132 mulheres que se dedicam a actividade da recolha de resíduos sólidos.

No seu ponto de vista, esta acção contribuirá de forma indirecta para o crescimento económico e social do país, por via de iniciativas isoladas, mas com uma nobreza digna de realce para toda a sociedade, porque garante a renda e o sustento de muitas famílias.

Em nome do MASFAMU, agradeceu a parceria com a empresa Angola Recicla que assumiu o compromisso de comprar destas famílias o material reciclado para fins comerciais.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais