masfamu.gov.ao
IGUALDADE DE GENÉRO
10 Junho de 2022 | 15h06

MASFAMU ABRE JORNADAS DE CONSCIENCIALIZAÇÃO AO ALBINISMO

A secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher apelou a sociedade a prestar maior atenção e apoio às pessoas com albinismo. 


Elsa Barber falava nesta sexta-feira (10/06), durante a abertura oficial das JORNADAS DE CONSCIENCIALIZAÇÃO AO ALBINISMO, EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DO ALBINISMO que se assinala no próximo Dia 13 de Junho do corrente ano. 


Salientou que a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável pretende "não deixar ninguém para trás”. Sob essa convicção, é essencial que todos apoiem as pessoas com albinismo que buscam os seus direitos.


Espera que as Jornadas, sirva para as pessoas manifestarem  solidariedade com as pessoas com albinismo e que se trabalhe para os que costumam ser deixados para trás, possam viver sem discriminação, sem medo, e possam desfrutar plenamente dos seus direitos humanos. 


Afirmou que o Executivo publicou a Política Nacional da Acção Social, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 37/21 de 8 de Fevereiro que, visa no essencial, estabelecer a Plataforma Integrada da Acção Social, de forma a garantir aos indivíduos, aqui, se destacando, mas sem se limitar, às pessoas com albinismo e agregados familiares em situação de vulnerabilidade ou carência um nível de vida digno, o acesso aos serviços básicos, a efectivação dos seus direitos sociais, redução dos riscos e dos efeitos negativos desses. 


É, neste sentido que, Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, lançou o Projecto denominado "INQUIRIR ANGOLA SOBRE O ALBINISMO”, cujo objectivo principal é a criação de um Banco de Dados sobre a Pessoa com Albinismo” e paralelamente está a trabalhar com a Organização do Projecto 13 de Junho que, através das Redes de Mediatecas estão a proceder o cadastramento de Pessoas com Albinismo. Sendo certo que, os resultados definitivos serão divulgados oportunamente.

Destacou os apoios com protectores solares que as Pessoas com Albinismo têm estado a receber, de forma a prevenir possíveis infecções da pele.


Encorajou o Ministério da Saúde, para que, no âmbito da Acção Social de Saúde, conforme estabelece o Capítulo 11 do Decreto Presidencial n.º 37/21 de 8 de Fevereiro, reforçar as acções de educação no quadro da prevenção e cuidados que a Pessoa com Albinismo tem que observar no sentido de se evitar o surgimento de infecções na Pele, bem como os demais Departamentos Ministeriais a desenvolverem as respectivas Acção Social Sectorial, de forma a se garantir o maior e melhor acesso das Pessoas com Albinismo aos bens e serviços posto a sua disposição. 

Disse que o caminho é longo e reconheceu a relevância do trabalho transversal, multissectorial e multidisciplinar que deve ser realizado para responder às aspirações das Pessoas com Albinismo.


Fica o desafio para todos os participantes destas Jornadas e para a sociedade em geral, o compromisso de abraçarem a causa que nos congrega neste evento e de modo muito particular as famílias no sentido de assumirem as suas responsabilidades cuidando, encorajando e incentivando a auto-estima das Pessoas com Albinismo sobretudo enquanto crianças.


Encorajou as Associações de Pessoas com Albinismo e a Organização do Projecto 13 de Junho, a prosseguirem com os seus propósitos e nesta conformidade, nos colocamos a disposição no sentido de advogarmos e contribuirmos na promoção da inclusão social da Pessoa com Albinismo, considerando que seremos capazes de encontrar soluções sustentáveis se trabalharmos unidos e articulados em prol da causa comum que é o bem-estar da família Angolana.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais