masfamu.gov.ao
IGUALDADE DE GENÉRO
11 Março de 2022 | 07h03 - Actualizado em 11 Março de 2022

MÃES QUE USAM FILHOS PARA PEDIR DINHEIRO NAS RUAS VÃO PERDER A GUARDA


O Instituto Nacional da Criança (INAC) leva a cabo uma acção de retirada compulsiva dos filhos das mães que usam os mesmos para pedir dinheiro às pessoas nas ruas, uma violação clara ao dever de protecção social dos filhos. 

Numa ronda feita nesta quinta-feira,(10/03),
nas imediações do largo primeiro de Maio, Chamavo, escola Nzinga Mbandi e Avenida Hoji-Ya-Henda, pelo INAC, Gabinete Provincial da Acção Social, Família e igualmente de Género e a Comissão Administrativa de Luanda, alguns encarregados de educação fugiram ao ver os técnicos outros afirmaram que estão nas ruas devido a Pobreza extrema e falta de oportunidade de emprego. 

Em declarações à imprensa, a directora -geral Adjunta do INAC, Elisa Gourgel, disse que o trabalho de retirar crianças de mães nas ruas, que as usam para o ganho fácil, já permitiu colocar muitos menores sob custódia do Estado.

Revelou que trabalhos têm sido desenvolvidos junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Julgado de Menores, para responsabilizar os pais que usam as crianças para o lucro fácil.

Em relação ao aumento do número de crianças e famílias nas ruas de Luanda, em situação de mendicidade, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e igualmente de Género de Luanda, Antónia Ferreira, explicou que acontece, em parte, devido a questões sociais e económicas que o país enfrenta e à busca do dinheiro fácil.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais