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MINISTÉRIO
09 Junho de 2022 | 17h06 - Actualizado em 09 Junho de 2022

Linha SOS atende mais de 200 mil denúncias de violência contra a criança

Duzentos e vinte mil e 157 denúncias foram recepcionadas em todo o país pelo serviço "SOS criança”, através da linha 15015 sobre violência contra menores em dois anos de existência do serviço, disse hoje, quinta-feira, o director-geral do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi.

Deste total, 104.504 foram resolvidos e 115.653 estão em via de serem resolvidos.

Segundo o responsável, deste número 108. 870 são do sexo masculino e 111.287 de sexo feminino, onde a fuga à paternidade lidera com 79.577 casos, seguido da violência física, com 32.358 e da negligência com 28.825 casos.

Seguem a exploração e trabalho infantil com 17.956, violência psicológica com 10.316, violência sexual com nove mil 883, abandono com 7.474, acusação de práticas de feitiçaria com quatro mil 580 e disputa de guarda com quatro mil 939.

Lideram as estatísticas as províncias de Luanda (77.933), Benguela (24.773), Huambo (19.808) e Huíla (19.644).

Estes dados foram apresentados durante o lançamento do manual de atendimento às vitimas de violência doméstica, que visa reforçar o combate deste mal numa parceria entre os ministérios do Interior e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

A linha SOS Criança foi lançada a 16 de Junho de 2020 com o número 15015, de uso gratuito, confidencial e anónimo, que regista as informações recebidas, armazena e processa num banco de dados todos os casos relacionados com a violência contra a criança em todo o país.

A linha 1505 funciona 24 horas por dia. Das 8:00 às 16:00, as chamadas são atendidas no call center da instituição e das 16:00 em diante, automaticamente são reencaminhadas para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) aliado ao número 111.


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