masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
12 Setembro de 2022 | 18h09 - Actualizado em 12 Setembro de 2022

INAC REGISTA MAIS DE 407 DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA DE 2 A 8 DE SETEMBRO DE 2022

O Instituto Nacional da Criança (INAC), registou no período de 2 a 8 de Setembro de 2022, através da linha de denúncia 15015 SOS – Criança, um total de 407 denúncias de violência contra a criança em todo o País, onde o destaque recaí para as Províncias de Cabinda, Cunene, Cuanza Sul, Bié, Bengo, Benguela Huíla e Luanda.  


Dos casos recepcionados 169 são de violência física e psicológica, 97 de fuga a paternidade e disputa de guarda, 19 de Abuso Sexual sendo 6 em Luanda, 3 no Bié, igual número em Benguela e Cunene, 2 no Bengo, 1 em Cabinda e no Cuanza -Sul.


Na Província de Luanda, Município de Cazenga, recepcionamos três denúncias de violência contra criança sendo duas de abuso sexual e uma de acusação de práticas de feitiçaria, em que uma criança de 14 anos foi abusada sexualmente pelo pai de 35 anos de idade, segundo informações trata-se de uma prática que acontece desde que a criança tinha 7 anos de idade. O caso foi encaminhado para o Comando Municipal da Polícia Nacional e para A Direcção Municipal da Acção Social. 


Ainda no Cazenga registamos outra denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 15 anos de idade, presumivelmente tenha sido abusada sexualmente também pelo pai, de acordo com a denúncia o abusador tem passado os dedos nos órgãos genitais da criança e acaricia outras partes do corpo, o abusador ao aperceber da denúncia colocou-se em fuga , estando até ao momento em parte incerta. O caso foi encaminhado para o Comando Municipal da Polícia Nacional e para o serviço provincial do INAC, para o devido tratamento. 


A terceira denúncia no município do Cazenga faz referência que duas crianças de 13 e 16 anos de idade estão a ser vítimas de acusação de práticas de feitiçaria, de acordo com relatos as mesmas são maltratadas e acusados de estarem a impedir o sucesso de sua família. O caso foi encaminhado para Direcção Municipal da Acção Social para se apurar a veracidade da denúncia.


No município de Viana, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual cuja a vítima é uma criança de 13 anos de idade, segundo informações o acto foi cometido por um Vizinho de 24 anos de idade estando o mesmo ainda em parte incerta, o caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social, no sentido de se garantir o acompanhamento médica a vítima e para o Comando Municipal da Polícia Nacional para se apurar a veracidade da denúncia.


Novamente no município de Viana, recepcionamos mais uma denúncia de abuso sexual sendo vítima uma criança de 17 anos de idade, de acordo com a denúncia presumivelmente foi abusada por um cidadão de 45 anos de idade, O caso foi encaminhado para a Direcção Municipal da Acção Social, para o devido tratamento.


Já no Município de Luanda, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 8 anos de idade, de acordo com informações a criança foi abusada por uma outra de 14 anos de idade, a vítima já recebeu assistência médica. O caso esta ser acompanhado pelo Instituto Nacional da Criança e foi encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal.

 

Município do Camama, recepcionamos uma denúncia que dá conta do desaparecimento de uma criança de 14 anos de idade no mês de Agosto, de acordo com a denúncia a mesma foi levada por uma senhora no município da quissama e durante a sua permanência foi alvo de abuso sexual por vários indivíduos. Os mesmos já estão detidos e a senhora em causa encontra-se foragida. O caso está a ser tratato pelo Comando Provincial da Policia Nacional.  


Na província de Benguela, recepcionamos três denúncias de abuso sexual contra criança, tendo o primeiro ocorrido no município do lobito , onde a vitima é uma criança de 8 anos de idade, acto praticado por um cidadão de 38 anos solteiro, este aproveitou-se da ausência da mãe da vítima e foi surpreendido a por a língua nas partes intimas da criança.


Outra denúncia de abuso sexual é proveniente do município do Cubal, onde a vítima é uma criança de 12 anos de idade acto praticado por um individuo de 63 anos de idade, de acordo com a denúncia o agressor aproveitou-se da ausência da sua esposa aliciou a criança e abusou-a, estando já detido. 


E no município do Balombo recepcionamos uma denúncia fazendo referência de um caso de sequestro e abuso sexual cuja a vitima é uma criança de 13 anos de idade, acto praticado por um cidadão de 54 anos de idade. Estando já detido, informar que as vítimas estão a ser acompanhadas pelo gabinte provincial da acção Social e pelo serviço provincial do INAC. 

 

Na província do Cunene recepcionamos três denúncias de abuso sexual contra crianças ocorridos no município de Cuahama, em que foram vítimas três crianças com idades compreendidas em 6,7 e 10 anos respectivamente, de acordo com a denúncia as mesmas brincavam nos arredor de casa e pendiram cinquenta kwanzas a um vizinho de 31 anos de idade, este aproveitando-se da fragilidade das crianças levou-as no interor do seu quarto deu-lhes comida e abusou –as. 


Ainda no Cunene, no município de Namacunde, registou -se um caso de abuso sexual sendo vítima uma criança de 11 anos de idade, o abusador aliciou a criança com rebuçados e absou-a estando o actor até ao momento em fuga e no município do Curoca também recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 11 anos de idade, o facto ocorreu quando o acusado de 18 anos de idade aproveitou-se da ausência dos pais e manteve relações com a própria irmã.  


Na Província de Cuanza Sul, Município do Sumbe, recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que a vitima é uma criança de 13 anos de idade, foi abusada pelo esposo da tia com quem ela reside, um cidadão de de 38 anos de idade, de acordo com a denúncia a vítima encontra-se a receber assistência médica. O caso esta ser tratado pelas instituições competentes.


Na província de Cabinda , recepcionamos uma denúncia de abuso sexual em que a vitima é uma criança de 5 anos de idade que foi abusada por um individuo de 28 anos na praia, a criança encontra-se doente e o abusador esta detido.


E na província do Bié recepcionamos três denúncias de abuso sexual o primeiro ocorreu em Catabola onde um idoso de 61 anos abusou da sua neta de 12 anos, de acordo com a denúncia o ancião aproveitou-se da ausência dos pais da vítima e da sua vulnerabilidade , para satisfazer os seus desejos embreagou a criança com whisy e praticou o acto, estando o abusador já detido, 


Na mesma ocasião recepcionamos mais uma denúncia de abuso sexual ocorrido no município do Cuito em que foram vítimas duas crianças de 8 e 10 anos de idade o abusador de 38 anos está detido e as vítimas a receberem tratamento médico.


Novamente no município do Cuito recepcionamos mais uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 1 ano e 10 meses, a mesma, foi abusada pelo irmão adoptivo de 17 anos de idade, de acordo com a denúncia o acusado coabita com a famila aproximadamente 1 ano. 


No município do Cunje, recepcionamos uma denúncia da morte de uma criança de 1 ano de idade do sexo femnino, por afagamento num balde de água , de acordo com a denúncia o facto sucedeu quando a progenitora se encontrava a lavar roupa da mesma no pátio da residência e destraida a criança introduziu-se no balde plástico de 10 litros de água. Ainda foi socorrida , mas infelizmente não resistiu. 


Na província do Bengo, município do ambriz, rcepecionamos uma denúncia de abuso sexual em que foram vítimas duas irmãs de 8 e 10 anos de idade, de acordo com a denúncia foram abusadas pelo próprio pai um cidadão de 43 anos de idade, as crianças estão a ser acompanhadas psicologicamente e o abusador encontra-se detido.


Agora que as crianças já voltaram as aulas o INAC apela aos encarregados de educação para conversarem mais com os seus educandos no sentido de ajudarem na prevenção da violência sexual, ensinar-lhes a não aceitarem ofertas de pessoas estranhas e se alguém mesmo sendo parente lhe tocar numa parte do corpo em que lhe deixe desconfortável, deve de imediato informar a quem lhe garanta mais confiança, os encarregados de educação devem também ensinar aos filhos os números de denúncia como 15015 e o 111 ou mesmo o portaldacrianca.gov.ao.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais