masfamu.gov.ao
IGUALDADE DE GENÉRO
16 Março de 2022 | 10h03 - Actualizado em 16 Março de 2022

GOVERNO DISPONIBILIZA 44 TRACTORES E MAIS DE 400 MILHÕES DE KWANZAS A COOPERATIVAS AGRÍCOLAS DE EX-MILITARES NO MOXICO

Quarenta e quatro tratores acoplados com as respectivas alfaias atreladas a um reboque, foram disponibilizados a cada uma das 44 cooperativas agrícolas de ex-militares na província do Moxico. Tratam-se de máquinas de alto desempenho para preparação da terra, sementeira e transporte de produtos, sendo que a carroça atrelada tem uma capacidade de 10 toneladas.

O acto foi testemunhado na segunda-feira 14, na localidade de Sacassanje, há 12 Km da cidade do Luena, e contou com a participação activa e entusiástica dos ex-militares, em um evento orientado pelo Governador Provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, que na ocasião reafirmou o compromisso do Governo  em  apoiar e premiar o mérito daqueles que dedicaram forças, primeiro com armas na mão e agora com enxadas e catanas, em prol do desenvolvimento do país. 

"Vamos discutir convosco qual será o melhor  apoio a cooperativa que mais trabalhar, que mais organizada estiver e mais produção apresentar, …quanto mais estivermos organizados, mais apoios receberemos do Governo Central e do Presidente da República”, concluiu Gonçalves Muandumba em clara alusão a necessidade de se colocar os meios certos nas mãos certas.

Além de beneficiar dos meios de mecanização, os agricultores foram inscritos em um programa de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), que prevê disponibilizar 440 milhões de Kwanzas para apoiar as actividades dos agricultores ex-militares, abrangendo deste modo mais de 3 mil membros inscritos, com um agregado familiar de aproximadamente 15 mil pessoas.

O projecto de iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, visa, essencialmente, catalizar a inserção de antigos combatentes na vida económica activa,  sobretudo através do auto-emprego virado a agricultura, tendo a produção de bens para o consumo, comercialização e geração de renda como principais alavancas, em um contexto de diversificação da economia nacional e aumento da produção interna.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais