masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
19 Maio de 2022 | 13h05 - Actualizado em 19 Maio de 2022

EXECUTIVO TRABALHA PARA AUMENTAR OS NÍVEIS DE INCLUSÃO ECONÓMICA E SOCIAL DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA


Cerca de 50 mulheres com Deficiência deram início nesta quinta-feira (19/05), ao ciclo formativo em pastelaria e alfabetização, promovido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher em parceria com Associação de Embaixatrizes em Angola no âmbito do projecto "Eu Venci". 

Na abertura do certame, a Secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, afirmou que o executivo tem vindo a desenvolver programas com vista a aumentar a renda das famílias, empoderá-las e aumentar os níveis de inclusão económica e social de mulheres com deficiência e garantir o Desenvolvimento Humano e Bem-estar das populações.

Elsa Barber entende que o desenvolvimento dos países e das suas comunidades passa necessariamente pela promoção do
empoderamento das populações para o empreendedorismo, onde a sua expansão permite aumentar as oportunidades de trabalho digno e de rendimentos para as famílias, e contribui grandemente
para o empoderamento social e económico das populações que vivem na pobreza.

A secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher espera que a formação contribua positivamente para o desenvolvimento pessoal e de uma sociedade de paz e harmonia social. 

E a Embaixatriz da Suíça, Annick Lang, disse que associação das Embaixatrizes em Angola vai prestar apoio técnico para que as formandas possam sustentar-se, visto que muitas mulheres com Deficiência precisam da atenção e da ajuda de toda a sociedade para facilitar a sua integração. 

No entanto, a presidente da Associação Angolana de Direitos e Inclusão das Mulheres com Deficiência, Luisa Mendonça, disse ser necessário criar sinergias para o empoderamento das mulheres com deficiência a fim de contribuir para a redução da pobreza, através da promoção de actividades geradoras de rendimentos.

Agradeceu o apoio prestado pelo MASFAMU e parceiros tendo salientado que o gesto vai  contribuir para o  desenvolvimento, independência económica, e na
iluminação de barreiras atitudinais que tende a limitar a mulher com deficiência.

Lembrar que a formação tem a duração de 6 meses e decorre no Centro Integrado para o Empoderamento Familiar ( CIEF ), localizado no distrito urbano do Rangel, bairro da Precol.

Fizeram parte do certame as Embaixatrizes Naomi Monareng (África do Sul), Mihoudi Nassima (Argélia), Ana Katsuya (Banco Mundial), Georgette (Palestina), Katalina (Hungria) e membros da Associação Angolana de Direitos e Inclusão das Mulheres com Deficiência.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais