masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
01 Junho de 2022 | 16h06 - Actualizado em 01 Junho de 2022

EXECUTIVO PRETENDE DESENVOLVER UM AMPLO MOVIMENTO NACIONAL DE INFORMAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO SOCIAL SOBRE A PROTECÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

Decorreu nesta quarta-feira (01/06), no Município de Belas o acto Central do Dia Internacional da Criança sob o lema: "Todos Unidos Pela Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança, Faça o Seu Município Um Exemplo". 

O acto foi presidido pela Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher Faustina Alves de Sousa, que esteve ladeada pelos secretários de estado da educação, justiça e direitos humanos, família e promoção da mulher, membros do governo Provincial de Luanda e parceiros.

Durante o certame os participantes viveram momentos agradáveis e tiveram espaços para brincadeira,jogos e actividades culturais.

Disse que a Jornada da criança é uma soberana oportunidade para que os adultos olhem bem para dentro de suas casas, e perguntem-se com quem deixamos e devemos deixar as nossas crianças para serem de facto acolhidas e protegidas.

Nesta senda senda da Jornada da Criança” vamos assinalar datas importantes na vida da criança angolana, nomeadamente: o 1 de Junho, Dia Internacional da Criança; o 

Anunciou a realização da Marcha de Repúdio aos casos de violência contra a criança, em alusão ao 4 de Junho, "Dia Mundial da Criança Inocente e Vítima de Violência”, nesta cidade de Luanda e nas demais províncias;
Os Encontros Nacionais de Crianças, no dia 29 de Junho, e o de Análise de Implementação dos 11 compromissos com a criança, que marcará o encerramento da Jornada, no dia 30 de Junho.

Adiantou que ao longo da Jornada pretendemos promover um amplo debate nacional, envolvendo todas as esferas sociais, em torno da defesa, protecção e promoção dos direitos da criança, bem como abordar as causas e consequências da violência contra a criança, praticada por diferentes agentes, incluindo os próprios progenitores ou familiares próximos, que tem contribuído significativamente para a destruição da célula mais importante da nossa sociedade, "A FAMÍLIA”. 

Faustina Alves de Sousa disse que é intenção do executivo desenvolver um amplo movimento nacional de informação, sensibilização e educação social sobre a Protecção dos Direitos da Criança consagrados nos instrumentos jurídicos nacionais e internacionais, fundamentalmente a Constitucional Angolana, a Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança e a Convenção sobre os Direitos da Criança.

O Executivo pretende igualmente Aumentar e melhorar os níveis de sensibilidade das famílias, das instituições que integram o Sistema Nacional de Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança e de toda a sociedade, quanto a necessidade de prevenir e combater actos de violência contra a criança; Aumentar e melhorar os níveis de conhecimento sobre os direitos da criança, as melhores práticas para prevenir e combater a violência contra a criança e as acções que devem ser executadas no âmbito dos 11 compromissos; e Promover a inclusão de todas as crianças, torná-las mais activas e participativas, dando-lhes espaços para se pronunciarem e serem ouvidas sobre assuntos que lhes dizem respeito, é um compromisso de todos, não só nos nossos locais de trabalho, mas também e fundamentalmente na comunidade onde vivemos, para que façamos dos nossos Municípios um exemplo.

Agradeceu aos órgãos de comunicação social, que têm dispensado os seus meios para a cobertura dos actos relacionados com a criança e na divulgação de todos os nossos propósitos.

Alertou as crianças para que estejam atentas com pessoas estranhas ou mal-intencionadas, não devem ficar sozinhas em casa. Não aceitem ofertas de bens ou convites para passeios de pessoas estranhas ou que ofereçam desconfiança.

Estamos empenhados em garantir educação para todas as crianças, na aprendizagem de boas práticas em casa e em todos os lugares em que os adultos vos permitem frequentar, com a certeza de que amanhã o país terá boas mulheres e bons homens, preparados para dar continuidade às obras que estamos a iniciar.

Participaram do acto mais de mil crianças vindas dos 9 Municipais e 15 centros de acolhimento de Luanda em representação das crianças angolanas.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais