masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
15 Junho de 2022 | 21h06 - Actualizado em 15 Junho de 2022

EXECUTIVO ANGOLANO REINTEGROU 2.939 EX-MILITARES NA PROVÍNCIA DO BIÉ


A ministra da Acção Social, família e promoção da mulher, Faustina Alves de Sousa, revelou nesta quarta-feira (15/06), que a Província do Bié reintegrou no quinquénio 2018/ 2022, 2.939 ex-militares com apoio  do Sistema Integrado de Gestão (SIG). 

Durante a entrega de tractores há cinco  cooperativas nomeadamente: Kamila Trindade, Bola Matadi, Ogonguela, Chilongochi, e Julinga Tuapamdula a titular do MASFAMU realçou que a Reintegração Sócio-Produtiva dos Ex-Militares constitui um pilar fundamental para o reforço da paz, harmonização e coesão nacional, bem como para a consolidação do processo democrático em Angola, e é uma tarefa prioritária do Estado Angolano.

Lembrou que o Encerramento do Processo de Reintegração Sócio-Produtiva dos Ex-Militares na Província do Bié é um processo liderado pelo presidente da República tem contribuído para a estabilidade da convivência familiar e na comunidade em que o Ex-Militar se encontra inserido e na melhoria da sua qualidade de vida.

"Nesta senda, Sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, disponibilizou 604 tractores e respectivos implementos, para a inclusão produtiva dos Ex-militares e por essa via, aumentar a capacidade produtiva das cooperativas agrícolas constituídas por este segmento, com objectivo de se cumprir com as metas preconizadas até 2022, tendo a província recepcionado 83, que beneficiou até ao momento, 63 cooperativas"afirmou.

Adiantou que a conclusão do processo de reintegração dos Ex-Militares que encerrou na província do Bié, é resultado do empenho de uma equipa multidisciplinar que em obediência ao Líder que elegeu como uma das prioridades do seu mandato, 2018-2022, a reintegração dos ex-militares. 

Agradeceu a todos, que de forma incansável contribuíram positivamente para o Processo que testemunhamos na Província do Bié, especialmente Sua Excelência Governador Provincial e a toda Sua Equipa. 

Lembrou que as boas práticas devem ser replicadas, por isso, lançamos o repto, às demais províncias, para seguirem o exemplo da Província do Bié, e no cumprimento das orientações e compromissos assumidos pela paz neste belo país e concluirmos o processo nos prazos estabelecidos constantes do PDN-2018/2022.

Apelou a conservarem os meios atribuídos com vista a aumentar a produção para as famílias e comunidades, e que sá, exportarem e formarem grandes produtores no país e além fronteiras.

Realçou que o Bié é a segunda província a encerrar o processo de reintegração, depois de ter ocorrido na província do Zaire em 2019 que teve como meta do quinquénio, 49 ex-militares por reintegrar.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais