masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
23 Maio de 2022 | 14h05 - Actualizado em 23 Maio de 2022

DIA INTERNACIONAL PELO FIM DA FÍSTULA OBSTÉTRICA


O mundo celebra nesta segunda-feira (23/05), o Dia Internacional pelo Fim da Fístula Obstétrica. 

A data, proposta pela União Africana e aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa promover o compromisso dos Estados com a eliminação da condição. A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), que trata a fístula obstétrica em diversos de seus projectos em países africanos como o Burundi, a Nigéria e o Sudão do Sul, apoia fortemente a iniciativa.

E no âmbito das comemorações do Dia  Internacional de apoio às mulheres com fístulas, o  Mulher, (MASFAMU), dou mais a Maternidade Lucrécia Paím, kits cirúrgicos de reparação da fístula obstétrica. 

A fístula obstétrica é uma  ruptura de canal que pode acontecer tanto entre a bexiga e a vagina quanto entre a bexiga e o reto, causando incontinência e, por vezes, exclusão social. Esse tipo de fístula é, geralmente, resultado de complicações durante o parto e pode acontecer quando a pressão excercida pela cabeça do bebê sobre a pélvis da mãe impede que o sangue circule para os tecidos por muito tempo. É comum que a criança não sobreviva.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais