masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
08 Setembro de 2022 | 12h09 - Actualizado em 08 Setembro de 2022

CONSELHOS UTÉIS PARA OS PAIS SOBRE O REGRESSO SEGURO ÀS AULAS DOS SEUS FILHOS

As aulas tiveram oficialmente o seu início no dia 5 do mês de Setembro em todo o território nacional.

O regresso às aulas é sempre um desafio e motivo de satisfação para a maioria das crianças. 

Os pais enfrentam vários desafios nesta nova etapa, aproveitando o momento para abordar com os filhos vários temas, desde o respeito pelos professores, colegas e pelo patrimonio do estado, o cumprimento das regras escolares, as avaliações contínuas, os lanches, os horários para a realização dos trabalhos de casa, actividades lúdicas e extracurriculares e, por último, a quantidade de horas que devem dormir.

Neste contexto, o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher(MASFAMU),  aproveita o momento para apelar aos pais o seguinte: Os encarregados de educação devem acompanhar as crianças nos primeiros dias de aulas.
 
Se notar que o seu filho está receoso relativamente ao regresso às aulas, é importante acompanhá-lo nos primeiros dias, para que este se sinta mais seguro. Nesse sentido, tente levá-lo à escola e ir buscá-lo no fim das aulas. É uma forma de este se sentir mais tranquilo com o regresso à escola.
 
Faça um calendário semanal
 
A gestão do tempo é fundamental a partir do momento em que as aulas começam. As aulas, as actividades extraescolares, bem como o tempo para brincar, devem estar bem organizados, de forma a não sobrecarregar a criança. O início das aulas é o momento perfeito para criar esse calendário e ponderar a (s) actividade (s) em que o seu filho pode ou deve participar.
 
Estabeleça objectivos com o seu filho.
 
O regresso às aulas é o início de um novo ciclo na vida do seu filho. Aproveite este momento para, em conjunto, estabelecerem as metas para o período que agora se inicia. Faça um balanço do ano anterior, identifique os aspectos positivos e os pontos que a criança pode melhorar. A partir daí, estabeleçam um compromisso para o novo ano lectivo.
    
Destaque o lado positivo do regresso às aulas. 
 
Motive o seu filho falando-lhe dos novos amigos, observando os cadernos, ajudando na realização das tarefas, das visitas de estudo e das actividades extracurriculares pelas quais poderá participar.
 
Falar com os filhos sobre violência na escola e ensina-los a se absterem de quaisquer actos.
 
Os casos de violência na escola são comuns e preocupam os pais e educadores. Durante o processo de desenvolvimento infantil é normal que as crianças sintam ciúmes umas das outras ou disputem pelo próprio espaço. Contudo, os educadores precisam ficar atentos para compreenderem os motivos das brigas e devem tomar atitudes positivas para que essas práticas não se tornem frequentes.
 
Violência Sexual (antes, durante e após as aulas).
 
A violência sexual contra à criança é uma realidade que se regista em quase todo o mundo. Em Angola os números tendem a aumentar, com registos de casos praticados por determinadas pessoas com quem convivem na escola. Para o efeito, torna-se necessário que os pais falem sobre o assunto com os filhos, sobretudo: o que é violência sexual, tipos e manifestações, sinais de alerta e como prevenir. Devem ensinar os filhos a  protegerem o seu próprio corpo, não permitindo que as pessoas toquem em determinadas zonas do corpo. 
 
É importante informar aos filhos os números de denúncia: 15 0 15 – SOS Criança ou 111 - Polícia Nacional. Podendo também acessar o site portaldacriança.gov.ao.
 
GABINETE DE COMUNICAÇÃO em Luanda, aos 8 de Setembro de 2022.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais