masfamu.gov.ao
ACÇÃO SOCIAL
11 Março de 2022 | 11h03 - Actualizado em 11 Março de 2022

Angola participa da Reunião do Comité Regional do Programa de Salvaguarda de Jovens (SYP)África Austra­l

A Delegação angolana integrada por Directores Nacionais, Chefes de Departamentos dos Ministérios da Juventude e Desportos, Educação, Saúde e Acção Social Família e Promoção da Mulher e as ONG's CAJ e Afriyan participam de 10 à 11 do mês em curso na Reunião do Comité Regional do Programa de Salvaguarda de Jovens  (SYP)África Austra­l , em Joanesburgo- África do Sul.

No encontro participam 12 países da África Austra­l e está a ser feito o balanço das acções realizadas pelos países da Região em 2021 e elaboração do plano de actividades para 2022. 

No primeiro dia de trabalho Angola foi convidada a partilhar a sua experiência sobre a inovaçao no domínio da Educaçao Sexual  Abrangente, nesse sentido foi apresentada a plataforma Oi Kambas que visa capacitar os adolescentes e jovens com idades compreendidas entre 10 e 25 anos a fazer  melhores escolhas e obter informações sobre o seu corpo, seus direitos relativos a saúde sexual e reprodutiva. O aplicativo foi inspirado no TuneMe e o conteúdo observa a classificação da Educação Sexual Abrangente. Essas acções contam com o apoio do Escritório do FNUAP em Angola e são complementadas com o funcionamento do call center da plataforma SMS Jovem que conta actualmente com 84520 usuários jovens.
 
No segundo dia ,  dentre os vários temas apresentados, abordou-se sobre a questão da participação dos homens ( jovens) na prevenção da Violência Baseada no Género.

O MASFAMU, na sua intervenção abordou sobre os programas desenvolvidos para prevenir a violência e promover a jovem mulher em vários segmentos da vida. Foi ainda destacada a existência da Lei contra a violência doméstica, salas de atendimento a vítima e uma rede de protecção com vários Departamentos Ministeriais, assim como foi frisado também sobre o  surgimento da PROMUDA, na promoção da paternidade responsável, prevenção da violência, abuso sexual e dentre outros.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais