masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
16 Março de 2022 | 09h03 - Actualizado em 16 Março de 2022

Angola e Brasil exploram possibilidade de cooperação em matéria de género

A Ministra da Acção, Família e Promoção da Mulher, S.E. Faustina Alves de Sousa, manteve esta terça-feira, 15 de Março, um encontro com a sua homóloga do Brasil S.E. Damares Alves, à margem da Sexagésima Sexta Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher que decorre em Nova Iorque.  

 

A reunião de aproximadamente duas horas, à convite da Ministra brasileira da Mulher, teve como objectivo explorar a possibilidade de cooperação entre os dois países em matéria de género.


Temas como a recuperação económica pós-pandemia, a capacitação e o empreendedorismo da jovem mulher, bem como o crescente índice violência doméstica, dominaram o encontro entre as governantes e respectivas delegações, que manifestaram a necessidade de cooperar nesses e noutros sectores da pauta mulher. 


O encontro serviu também para a troca de impressões sobre os projectos em curso nos dois países, que visam a promoção da capacitação e o empoderamento das mulheres, bem como a protecção dos grupos mais vulneráveis em periódo de crise pandémica.


A Ministra Faustina Alves do Sousa partilhou a experiência de Angola sobre a municipalização da acção social, que permite que, através dos Centros de Apoio Social Integrado, os serviços sociais básicos cheguem realmente às famílias necessitadas, com melhor avaliação do impacto das acções, mediante a partilha de informações.


Destacou, igualmente, o papel dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) na identificação dos problemas das populações, garantindo assistência em vários domínios.


A Ministra abordou com a sua homóloga, o programa de transferências sociais Kwenda que já beneficiou mais de 300 famílias, o SOS-Criança, para a denúncia de casos de violência contra a criança dentre outros programas de impacto social.


Por seu turno, a Secretária de Estado para a economia Dalva Ringote, salientou, na sua intervenção, o Programa de Formalização da Economia informal-PREI, que prevê a formalização da economia informal estimada em 72%, maioritariamente sustentada por mulheres.


A Ministra brasileira da Mulher revelou que o seu país lançou recentemente o Plano Nacional de enfrentamento ao feminicídio, com o reforço do policiamento a nível das localidades.


Manifestou o desejo de cooperar com Angola no projecto de empoderamento tecnológico da jovem mulher denominado Espaço 4.0.


A elevada taxa de mortalidade materna no Brasil é, segundo a ministra da Damares Alves, um dos grandes desafios que o seu país enfrenta.


Além da Secretária de Estado para a Economia, participaram na reunião, a Secretária de Estado para o Ambiente Paula Francisco Coelho, a Comissário –Chefe e Presidente da Rede Mulher Polícia, Elizabeth Ranque Franque e diplomatas da Missão Permanente junto da ONU. 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais