masfamu.gov.ao
MINISTÉRIO
25 Abril de 2022 | 20h04 - Actualizado em 25 Abril de 2022

ADECOS adquirem conhecimentos sobre cadastramento


Sessenta Agentes de Desenvolvimento Comunitário (ADECOS), iniciaram hoje, segunda-feira, no município de Namacunde, no Cunene, uma formação sobre cadastramento, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social Kwenda.

Durante cinco dias, os Adecos vão abordar o mapeamento das micro-áreas, diálogo comunitário, metodologia de intervenção comunitária, manuseamento de ferramentas tecnológicas, segurança alimentar e medidas de prevenção contra à Covid-19.

Ao intervir no acto de abertura da formação, o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) no Cunene, Eduardo Silunda, disse que o objectivo é munir os jovens de conhecimentos, para estarem à altura de identificar as famílias em situação de vulnerabilidade.

Informou que o processo de cadastramento que inicia depois da formação dos agentes comunitários, prevê abranger 23 mil agregados familiares, a nível das comunas do Chiede Namacunde.

Por seu turno, a administradora municipal de Namacunde, Cristina Nameomunu, destacou a importância do Kwenda, para as famílias vulneráveis, por permitir maior integração social e melhorar a condição de vida das populações abrangidas.

Explicou que com os 25 mil e 500 kwanzas, por trimestre, que cada agregado familiar irá beneficiar, terão a oportunidade de aumentar a sua capacidade de rendimento para a redução da fome e pobreza nas comunidades.

Na província do Cunene, o programa Kwenda já beneficiou 28 mil e 717 agregados familiares, nos municípios do Curoca e Ombadja, onde chegaram a receber 810 milhões e 84 mil kwanzas, desde Julho de 2020, na fase piloto e de expansão.

O programa prevê ainda beneficiar 14 mil agregados familiares em situação de vulnerabilidade, recentemente cadastrados nas 47 aldeias, dos referidos municípios.

O Kwenda desenhado em 2020 pelo Executivo, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), tem a duração de três anos e abrange as componentes de transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da acção social e reforço do cadastro social único.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais